Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Quem precisa ter controle emocional ?

Sua criança ou você ?

Quem precisa ter controle emocional ?
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá,

Hoje quero trazer um tema interessante mas pouco mencionado. Falar sobre equilíbrio emocional numa geração onde a depressão, o stress e a ansiedade tem tomado conta de muitas pessoas, é bem ousado, eu diria. Mas devemos entender que de fato precisamos colocar a cabeça no lugar e entender que se perdemos o equilíbrio, e ainda vou mais profundo, se não praticarmos o fruto do Espírito Santo chamado de "domínio próprio", posso afirmar que não teremos muito sucesso com os nossos filhos, quanto à disciplina, obediência ou até mesmo o respeito.

Mas o que tem a ver tudo isso com " controle emocional " ?

Ora, tudo. Se nós adultos não conseguimos respirar fundo e agir com maturidade nas situações que mais requerem isso de nós, como vamos exigir isso dos nossos filhos ? 
Filhos são como esponjas, eles irão sempre reter o que fazemos, e sem filtro, seja bom ou ruim. 

Então quando eles agem com birras, gritam, choram, muitas vezes até entram no estado de agressividade, só mostra que não chegaram a um nível de equilíbrio emocional porque seu cérebro ainda não chegou a tal maturidade.

Mas muitas vezes, me pergunto se nós chegamos. Vejo muitos relatos, de famílias destruídas pelo stress, pela falta desse controle, ou seja, adultos que não amadureceram emocionalmente e expressam isso na criação dos seus filhos. 
A criança precisa ver o nosso controle emocional pra que venham se acalmar e começar a entender que existem formas mais simples de expressar seus sentimentos, como: a raiva, a tristeza e etc.

Mas seria um tanto contraditório ensinar que não precisa gritar, gritando, não é mesmo ?

A bíblia nos ensina o seguinte:
“Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei" (Gl 5:23). 
Se colocarmos em prática todos esses frutos, dificilmente não teremos controle emocional. É lindo de ver como a palavra de Deus nos ensina sobre tudo, de fato é o nosso manual de vida.

Quero te dizer que se você não foi ensinado a viver por essa palavra, se você foi criado por pais que infelizmente não tinham equilíbrio emocional e hoje sem perceber você está repassando essa história, ou até mesmo você que tem passado lutas diárias e isso tem tirado o teu chão a ponto da fragilidade está dominando a tua mente e consequentemente as tuas reações ... olha, existe solução sim, e ela é JESUS! 

Comece a buscar na palavra do Senhor aquilo que você precisa pra melhorar como pessoa e você vai ver a mãe ou pai que irá se tornar. Não tem como caminharmos lado a lado de Jesus e não sermos impactados por uma mudança de vida completa, capaz de crescer Nele e encontrar Nele aquilo que precisamos pra seguir em frente em paz e passarmos tudo isso para nossos filhos e assim de geração em geração.

Decida hoje se posicionar como alguém que reconhece que precisa amadurecer em DEUS e assim estruturar sua família com o controle emocional que vem DELE. 
Você pode sim, interromper a forma errada como está prosseguindo e tomar um novo rumo dentro de você e consequentemente na educação dos seus filhos. A jornada de crescimento emocional e espiritual é um desafio para a vida toda. 

Obrigada por chegar até aqui,
Deus te abençoe e te ajude !

Até mais.

 

Veja também