Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

“ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. PV 22.6

Interpretando o versículo

“ Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. PV 22.6
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá,

Por esses dias fui impactada com a interpretação desse versículo que tanto conhecemos e sempre falamos pra dizer que educamos nossos filhos no caminho de Jesus.

Mas será que de fato temos vivido essas palavras ?  Vamos pensar juntos ?

O versículo diz: "Educa a criança NO caminho..." e não "O" caminho. Essa expressão significa que não devemos apenas indicar o caminho, mas fazê-lo percorrendo o mesmo. Ou seja, não adianta querer que os nossos filhos sejam educados, gentis, íntegros, humildes, com caráter de fé, obediente, se nós mesmos não praticamos nada disso. 
Devemos entender de uma vez por todas que o exemplo arrasta, e filhos são como esponjas, eles aprendem e querem praticar tudo que fazemos. 

Precisamos pedir orientação ao Espírito Santo pra que abra nossas mentes e nos mostre onde precisamos melhorar, refletindo assim na educação dos nossos filhos. 

Prosseguindo um pouco mais no versículo, vale ressaltar a parte que diz: " ... em que se DEVE andar", ou seja, educá-los no caminho que DEVEM andar e não no que QUEREM andar. 

Se percebermos, na sociedade de hoje se presa muito sobre disciplina positiva onde fala que devemos valorizar o que a criança quer, mas a luz da bíblia não podemos levar isso a risca, digo, precisamos focar naquilo que ela TEM DE FAZER. Mas isso não quer dizer que seja errado em determinadas situações observarmos e termos o equilíbrio de fazer as duas coisas. É preciso sabedoria, por isso que no inicio falei sobre a orientação do Espírito Santo, é Ele quem nos guia, precisamos estar conectados e assim prosseguirmos bem nesse desafio de sermos pais. 

E é nesse pensamento que eu quero finalizar a coluna de hoje, nos fazendo refletir sobre como estamos caminhando e buscando educar os nossos filhos. Precisamos reter apenas o que é bom das poesias que dizem por ai fora e nos agarrar de verdade com aquilo que a palavra do Senhor nos ensina, ela deve ser seguida a risca, ela sim, é o nosso manual de vida. Que a nossa posição seja essa, obedientes ao Senhor e pessoas que manejam bem a Sua palavra, logo, nossos filhos não serão diferentes.

Obrigada por chegar até aqui,

Deus abençoe você e seu lar!
Até mais

Veja também