Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Crianças X Telas

Usar telas sim ou não ?

Crianças X Telas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá,

A coluna de hoje será voltada a tecnologia que tanto nos rodeia, entendendo que, como tudo ela também tem suas vantagens e desvantagens.

Sabemos que a tecnologia, a internet, vem crescendo de forma absurda dia após dia e que com isso nossas crianças acabam tendo acesso a assuntos diversos de forma precoce, vamos dizer. E isso é o que nos traz uma alerta, porque ao mesmo tempo que amadurecem eles nos estudos, facilitando conhecimentos, também é uma forma deles visualizarem situações que não acrescentam algo de bom, pelo contrário, podem até mudar sua estrutura de pensamentos e até mesmo sua identidade, que precisa ser firmada com base em afirmações amorosas e o que vemos hoje virtualmente está mais relacionada a comparações. 

Pais, nós precisamos colocar ordem, horários e monitorar assiduamente o que os nossos filhos estão vendo nas telas, aprendendo e crescendo com determinadas imagens em suas mentes. E não é apenas sobre quantidade de tempo mas sobre qualidade de conteúdo também.
Pesquisei sobre as recomendações da OMS sobre o uso de telas e encontrei os seguintes pontos:

- limitar telas e incentivar brincadeiras;
- Desligue as telas,  até 1 ano de idade, deve-se evitar a exposição do bebê a telas eletrônicas de qualquer tipo; 
- 2 a 5 anos: até 1 hora por dia;
- 6 a 10 anos: Entre 1 hora e uma hora e meia ao dia;
- 11 a 13 anos: 2 horas

E nós como adultos, não podemos esquecer que somos exemplos, logo, precisamos também ter equilíbrio quanto a telas, não só pra mostrarmos a eles, mas pro nosso bem também. Podemos aproveitar e fazer algumas atividades em família: cultos domésticos, ir ao parque, comer fora, andar de bicicleta, leituras e etc. Telas desligadas nas horas das refeições é indispensável também, enfim, buscando controle e mostrando a toda família que existe vida sem telas também, e não vamos deixar de ser feliz por causa disso. 

E de uma forma bíblica, devemos sempre pedir ajuda ao Espírito Santo pra nos direcionar e nos posicionar da forma correta. As vezes precisamos sim, ser radicais, pode até parecer ultrapassado para os tempos de hoje mas lá na frente colheremos bons frutos.

Se posicione, valerá a pena!

Obrigada por chegar até aqui,

Deus abençoe você e seu lar.
Até mais

Veja também