Portal Sal da Terra

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026

Colunas/Geral

Puerpério

Como planejar esse período

Puerpério
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Geralmente focamos em como iremos vivenciar a gestação e o parto, logo o pós parto acaba ficando apenas como algo muito bom, afinal estará com seu bebê nos braços. Mas acredito que esse tema deva ser falado e mostrado de forma mais clara, principalmente para as mamães de primeira viagem. 

É claro que nada apaga o estado de graça de estar com o seu filho no colo, mas o puerpério é uma fase bem delicada, e por isso a importância de se preparar para o período após a chegada do bebê. 

São noites longas de choro, privação de sono, cólicas, e isso tudo vivido por uma mulher  recém parida. Logo, os cuidados com ela também são importantes, a alimentação de todos da casa, com a casa, enfim! Inúmeros detalhes a serem organizados.

Pensando nisso, deixarei aqui tópicos com conselhos valiosos de como planejar o pós parto, a fim de ajudar muitas grávidas. 

REDE DE APOIO

Muito importante deixar definido quem e quantas pessoas ficarão com você. Se tem uma rede com uma boa quantidade, digo, mãe, sogra, irmã, prima, amiga; o ideal é que cada uma dessas fiquem por semana, primeiro pra não encher muito a casa e depois para quando esse período passar e todas forem embora, você não se sentir sozinha. É válido também, deixar certinho como serão divididas as tarefas e assim preservar a harmonia da casa. 

MAMÃE EM RECUPERAÇÃO

Deixe fácil todas as recomendações, prescrições feitas pelo seu médico, remédios e passe tudo para a pessoa que ficará com você. É muito bom que consiga tirar um tempo pra você, fazendo algo que goste e precise, como um banho gostoso, leitura de um livro ou até mesmo dormir, a privação de sono, traz irritabilidade e isso não será bom, provavelmente seu emocional estará abalado, os hormônios voltando pro seus devidos lugares, ficamos uma montanha russa nesse período. Esse momento pode ser feito quando o bebê estiver alimentado ou dormindo. Vai parecer impossível fazer isso, mas se esforce e lembre-se que você também é prioridade. 

VISITAS

São muito boas feitas no momento certo. Se tiver que negar porque não está se sentindo bem, não tenha receio, simplesmente faça. É melhor recebê-las num bom momento e ser algo prazeroso para todos. 
Deixe o álcool gel na entrada, assim ficará mais fácil a higienização de todos na chegada. 

IRMÃOS 

Se caso já tiver filho(s), é bom deixar alinhado com a rede de apoio como será nesse período também, não podemos esquecer que é um momento bem delicado pra ele(a). Fazer atividades com eles é bem interessante, faça uma lista de acordo com a rotina do seu filho, como natação, futebol; e marque esses horários com antecedência. Faça ele(a) se sentir  tão importante quanto o irmãozinho(a) que chegou e deixe o amor fluir no lar. 

Bom, esses foram os tópicos que achei úteis para compartilhar com vocês, se planejem, mas vivam um dia de cada vez e aproveitem cada detalhe, porque passa muito rápido.

Deus abençoe vocês e um feliz puerpério!

 

 

Veja também