Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Desfralde

Quando e como começar ?

Desfralde
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando


Olá !!
Hoje quero falar de um tema que estamos vivendo por aqui. Há uns três meses atrás achei que estava no momento certo do desfralde e começamos, mas me aprofundei no assunto e fui percebendo que Vinícius  ainda não tinha dado sinais suficientes, então resolvi respeitá-lo. 

Há uns dias percebi que os sinais estavam aparecendo de forma mais recorrente e decidi recomeçar. E é incrível como tudo se torna mais leve quando não forçamos nada e deixamos as coisas acontecerem naturalmente, é como sempre falo, o respeito com nossos filhos é fundamental.

Quero deixar aqui então os sinais primordiais que encontrei e me ajudou a entender esse processo:

1. Fica tirando a fralda. ...
2. Pede para trocar depois que fez xixi ou cocô. 
3. Ele começa a acompanhá-la no banheiro.
4. Mostra interesse pelo penico ou privada ou cueca (ou calcinha).
5. Avisa que vai fazer xixi ou cocô.
6. Não tem medo do penico ou privada.

Se seu filho está apresentando um desses sinais, comece a observar, mas não aconselho começar se estiver mostrando apenas um ou dois, depois de três é o ideal, pra começar gentilmente.

Comprar um penico, mictório, redutor de assento com um tema que ele(a) goste também é bem interessante e ajuda bastante no processo. 

Outra dica legal, é se alegrar a cada pedido pra ir ao banheiro, elogiar também é importante. Mas, quando os escapes acontecerem controlar o emocional é fundamental, digo isso, porque chega um momento que pode acontecer do stress tomar conta, por ter molhado sofá, cama, ou algo que de fato não poderia, porém temos que saber respirar fundo e driblar a situação ou podemos causar danos, traumas sérios para a criança. 

É isso pessoal, espero ter ajudado em mais um desafio da maternidade.

Obrigada por chegar até aqui,
Beijos. 

Veja também