Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Rotina do Sono

Como fazer ?

Rotina do Sono
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Ainda na gestação pensava em como seria a tal " rotina do sono " e como colocaria em prática, principalmente eu, mãe de primeira viagem. De uma coisa eu tinha certeza, seria bastante importante pra todos essa rotina. 

Comecei a ler e estudar muito sobre o assunto e enfim meu Vinícius nasceu e estava super empolgada para colocar tudo em prática, mas como a frase clichê diz: " Na prática a teoria é outra ". É claro que as leituras e tudo que estudei serviu bastante, mas a primeira dica que preciso te dar é: as crianças são diferentes e imprevistos também acontecem, então tenha em mente que nem tudo o que serve pra uma serve pra outra. Essencial é o respeito com a criança e tentar deixar tudo mais leve. 

E por falar em dicas, de forma bem resumida e prática quero te oferecer algumas que super me ajudaram e ajudam até hoje.
1. Essa é a campeã, evitar exposição a telas antes de dormir;
2. Evitar atividades agitadas perto da hora de dormir;
3. Prestar atenção nos sinais de sono, no momento da soneca também,pois uma vez que passa desapercebido a criança provavelmente terá dificuldade de dormir depois;
4. E claro, criar o ritual do sono

Vamos falar agora sobre o passo a passo dessa rotina, antes de qualquer coisa quero dizer que ela é pra ajudar e não causar stress, tenha certeza que os benefícios serão para toda a família, falo isso por que tem dias e dias e podemos tornar o ritual algo muito metódico, ou seja, saiu um dia já é causa de desespero, calma, vamos lá.

Faça todo dia as mesmas atividades antes de dormir, de preferência relaxante, pode ser: banho calmo, escovar os dentes, colocar o pijama, contar uma história e/ou cantar uma canção. 

Sobre horário, falando por mim, eu preferi que ele entendesse os sinais do que propriamente a hora exata, visto que aqui os dias, ou melhor, as noites são diferentes. Mas é algo bem particular, então, se acha melhor encaixar o horário no ritual, faça!
Não tem muito mistério, criança vai muito pela repetição, logo ela entende tudo, e ai se torna natural. O que percebo é a mudança em relação a idade, a quantidade de sonecas mudam e também começa haver resistência, o famoso " lutando contra o sono ", porém como já estão maiores entendem muito mais a comunicação, e sempre uma boa conversa é ideal. Sempre explicando que a hora da brincadeira está acabando e naturalmente começa o ritual. 

Como sabem sou apenas uma mãe, de primeira viagem diga-se de passagem (risos) partilhando minhas experiências e com elas tentando ajudar vocês da forma mais leve possível.

Espero ter ajudado mais uma vez,
Fiquem com Deus e até a próxima. 

Veja também