Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Não confunda Jesus com outra pessoa 

Muitas pessoas confundem Jesus com super heróis, mágicos e até com falsos deuses.

Não confunda Jesus com outra pessoa 
Mundo Educação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

"E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer Mestre)!" (João 20.14-16)

Maria Madalena era uma discípula fiel de Jesus, que o acompanhou durante o seu Ministério terreno. Era natural de Magdala, uma aldeia de pescadores que ficava na costa oeste do mar da Galiléia, próxima a cidade de Tiberíades. Por isso o seu sobrenome era Madalena. Maria Madalena foi liberta de sete demônios por Jesus (Mc 16.9; Lc 8.2). Era uma das mulheres que ajudavam a sustentar o Ministério de Jesus. (Lc  8.2-3). Na morte de Jesus, ela permaneceu ao pé da Cruz e assistiu à crucificação e ao sepultamento de Jesus.  (Mateus 27.59-69). 

Maria Madalena foi a primeira pessoa a ver Jesus ressuscitado. (Mateus 28.1-8). No domingo, sendo ainda escuro, Maria Maria Madalena foi ao sepulcro de Jesus, levando especiarias para ungir o seu corpo. Chegando lá, percebeu que o sepulcro estava vazio. Ela pensou que haviam furtado o corpo do Mestre e pôs-se a chorar. Ao virar-se, deparou-se com Jesus ressuscitado e não o reconheceu. 

Jesus lhe disse:

- Por que choras? A quem buscas?

 Confundindo Jesus com o jardineiro, ela respondeu:

- Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste e eu vou buscá-lo. 

Jesus respondeu-lhe: 

- Maria!

Ela, voltando-se, disse-lhe: 

- Raboni (que quer dizer, Mestre)!.

Muitas pessoas na atualidade, inclusive evangélicos, têm confundido Jesus com outros personagens, como super heróis imaginários e até com deuses falsos. Vejamos abaixo, alguns personagens com os quais Jesus é confundido:

1) Papai Noel. Muitos pensam que Jesus é o ‘bom velhinho’ mitológico que dá presentes àqueles que merecem. Jesus é Deus e pode nos conceder muitas coisas.Aliás, tudo o que temos e somos vem dele. Mas, Ele não é um distribuidor de presentes a quem merece. Tudo o que porventura, Ele vier a nos conceder é por sua infinita Graça e não porque merecemos.

2) Mister ‘M’. Jesus é confundido com um mágico, cuja especialidade é fazer coisas ‘incríveis’ para encantar a platéia. Porém, estas mágicas são feitas mediante truques escondidos. O Mister “M’, costuma revelar alguns deles. Jesus pode fazer milagres e coisas impossíveis aos seres humanos, como andar sobre as águas, ressuscitar mortos, fazer moeda aparecer na boca de um peixe, etc. Mas, isso são coisas que acontecem segundo a vontade dele e com algum propósito. Jesus não veio a este mundo apenas para fazer isso.

3) Batman, Chapolin, Superman, ou um Super herói. Há pessoas que acham que Jesus é apenas alguém que existe para nos defender. De fato, Ele pode nos salvar de algum perigo e prometeu estar conosco. Mas, Jesus não se limita a um protetor de pessoas que estão em perigo. Além disso, Ele não vai nos livrar de todos os perigos. Há pessoas tementes a Deus que sofrem acidentes, são assaltadas, assassinadas, etc. 

4) Gênio da lâmpada. Estão confundindo Jesus com um gênio que ordena que as pessoas lhe façam qualquer pedido, que num passe de mágica ele realiza. Jesus nunca prometeu responder a todos os nossos pedidos. Aliás, é ainda bem que Ele não faz isso, pois, há pessoas que no momento do desespero pedem coisas absurdas. Jesus sabe aquilo que precisamos e responde às nossas orações conforme a vontade soberana dele. Nós nem sabemos orar como convém. O Espírito Santo nos auxilia em nossas fraquezas e intercede por nós com gemidos inexprimíveis. (Rm 8.26). 

5) Feiticeiro ou ‘pai de santo’. Estão confundindo Jesus com alguém que ‘faz ou desfaz qualquer trabalho’; separa e une casais, mata os desafetos, etc. Ora, isso é contra o caráter amoroso, justo e bom do nosso Mestre. Jesus não faz mal a ninguém e não faz mal a um para beneficiar outros. 

Afinal, quem é, verdadeiramente, Jesus? 

Vejamos quem as Escrituras dizem que Jesus é: 

1) Jesus é o Deus Filho. Jesus é Deus, assim como o Pai e o Espírito Santo. (Jo 1.1-3); Jesus perdoou pecados (Mc 2.5-7); Jesus declarou-se igual a Deus (Jo 10.30); Declarou-se sem pecado (Jo 8.29); Ele colocou suas próprias palavras em igualdade com as palavras de Deus. (Mt 24.35), Ele possui todos os atributos incomunicáveis de Deus.

2) Jesus é ‘o Senhor’. Os discípulos sempre chamaram Jesus de o Senhor (Gr. Kyrios) e Mestre. (Jo 21.7; Jo 13.13). Um Senhor e Mestre tem vontade soberana e não cumpre a vontade dos seus servos.

3) Jesus é o Cordeiro de Deus que padeceu em nosso lugar e tira o pecado do mundo. (Jo 1.29). O seu sacrifício perfeito foi o meio escolhido por Deus para nos livrar do pecado.

4) Jesus é o ÚNICO mediador entre Deus e a humanidade. (1 Tm 2.5) Sem Ele, ninguém poderá se chegar a Deus (Jo 14.6; At 4.12) 

Ser cristão implica em conhecer a Jesus e obedecê-lo incondicionalmente. Se alguém não aceita a divindade de Jesus, ou seu senhorio, não é seu discípulo. Diante de um Jesus divino e maravilhoso, devemos nos apresentar como servos, adorando-o e, humildemente, buscar conhecer a sua vontade. Jamais devemos dar ordens ou exigir algo de Jesus. Ele é o Senhor e nós os servos; Ele é o oleiro e nós o barro; Ele é Deus e nós somos suas criaturas.

 

Comentários:

Veja também