Portal Sal da Terra

Domingo, 25 de Janeiro de 2026

Colunas/Geral

Família, projeto de Deus

Deus é o idealizador e o arquiteto da família.

Família, projeto de Deus
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A família é uma instituição divina, pois foi criada por Deus. Depois de criar o primeiro homem, Deus disse que não seria bom o homem viver só e decidiu criar a mulher para ser a sua companheira. O Criador criou o primeiro casal, uniu-os e ordenou que se multiplicassem e povoassem a terra (Gn 1.26-28).

A família não é uma construção social, como dizem os inimigos da família. Também não foi criada por uma necessidade econômica do ser humano, nem uma criação burguesa para reproduzir a força de trabalho do proletariado, como dizem os marxistas.

Quando dizemos que Deus criou a família, estamos dizendo que Ele idealizou e projetou a família, e não apenas formou o primeiro casal. Deus foi o arquiteto da família, pois Ele criou o projeto. Foi também engenheiro e construtor, pois formou o primeiro casal e os uniu. Sendo Deus o idealizador e criador da primeira família, Ele estabeleceu também o modelo de família, que é formado por homem e mulher, e estabeleceu os papéis de cada um.

Deus estabeleceu o modelo de família patriarcal, onde o pai é líder da família, responsável por prover o sustento e a segurança do lar. A mãe, por sua vez, é a responsável por cuidar dos filhos e da casa, alimentando-os, ensinando os primeiros passos e palavras e oferecendo todo o apoio necessário para um crescimento saudável. Pai e mãe, unidos, cada um em seu papel, são fundamentais para a formação do caráter da criança.

Deus criou homem e mulher com características físicas e emocionais diferentes, compatíveis com os seus respectivos papéis. Não são competidores entre si, e um não é mais importante do que o outro. Cada um tem a sua importância, e ambos se completam. Com o avanço da iniquidade e da rebeldia da humanidade contra Deus, o ser humano vem mudando os princípios que Deus estabeleceu, substituindo-os por filosofias humanas e diabólicas. Os resultados disso são trágicos. É por isso que, na atualidade, há tantas famílias em crise e até destruídas.

Os pais são os responsáveis pela formação física, emocional e espiritual dos filhos. Portanto, cabe a eles providenciar: a alimentação adequada, para que cresçam saudáveis; o amor, o afeto e o respeito, para que não desenvolvam traumas e distúrbios emocionais; o ensino da Palavra de Deus e exemplo de vida piedosa, para que temam a Deus.

A Igreja local é formada por famílias. Se, por um lado, famílias bem estruturadas fazem uma Igreja saudável, por outro, uma Igreja que valoriza e investe nas famílias, também terá famílias saudáveis e felizes. É papel da Igreja local ensinar e mostrar os valores de Deus para a família, não apenas nas pregações, mas principalmente através da vida dos membros.

Oremos pela nossa família, para que o Espírito Santo nos dê sabedoria e fortaleça os laços que nos uniram. O amor é o combustível que move todas as engrenagens da família. Portanto, ele deve ser praticado por todos os membros da família. É importante lembrar que o verdadeiro amor procede de Deus e, se não houver relacionamento com Deus, não haverá amor.

Deus abençoe e proteja as nossas famílias!

Ev. Weliano Pires

Comentários:

Veja também