Quando estava nos preparativos do parto e com toda aquela expectativa de ter meu bebê nos braços, embora tenha lido bastante sobre a maternidade e seus desafios, não encontrei nada a respeito da " Icterícia ", logo, quando passei pela experiência fiquei bem assustada e só depois entendi que era algo comum em recém nascido.
Quero dizer que se eu tivesse encontrado mais informações a respeito, antes do parto, não teria ficado tão aflita.
Por isso, resolvi compartilhar com você minha experiência e tudo o que fiz nesse período, na tentativa de te deixar ainda mais informada.
Vamos lá!
Primeiro, de forma simples quero explicar o que é a ICTERÍCIA.
Ela ocorre devido a um aumento, no sangue, de um pigmento amarelo chamado bilirrubina, depois de 48 a 72 horas após o nascimento do bebê. E por isso eles ficam com a pele amarelada e até mesmo o " branco dos olhos " apresentam também essa coloração.
O tratamento é o que na verdade assusta, visto que é algo reversível e benigno.
Meu filho, apresentou a icterícia em média 48 hs após o parto e precisou ficar na fototerapia, mais conhecido como " banho de luz ", eles ficam apenas de fraldinha com uma venda nos olhos devido a luz forte, durante todo o dia, ou o máximo que consegui deixar, quanto mais tempo, mais rápida a recuperação.
No nosso caso, precisamos ficar uma semana no hospital, mesmo com todo sacrifício de amamentar e tentar fazer tudo o máximo de tempo que conseguíamos na luz. Depois desse período no hospital, continuamos com tratamento mais simples em casa, o banho de sol e banho com chá de picão. Foram duas formas que me ajudaram bastante nesse processo. Após 20 dias após o nascimento, ele melhorou.
Acima falei que o tratamento no hospital foi assustador, porque a fototerapia como já expliquei detalhes, é bem frustrante diante de toda expectativa boa que criamos para chegada do nosso filho. E pra quem já passou pelo puerpério sabe que a primeira semana em especial, é bem desafiadora, ficamos extremamente sensíveis, então todo esse imprevisto, me assustou muito, e como falei, se eu tivesse ouvido algo a respeito antes, é claro que não me isentaria de passar mas pelo menos sabia com o que estava lhe dando.
E hoje quero acalmar o coração de algumas mamães, dizendo que ainda que venha passar por esse período na sua maternidade, não é algo incomum e que passa. Seu filho vai ficar bem e tudo isso servirá para o seu crescimento materno.
O tratamento pode ser difícil, mas é super importante, olha pra ele como algo bom, que ajudará seu filho melhorar, seja forte e corajosa, Deus não nos permite passar por nada se não for pra nos ensinar algo.
Fiquem com Deus e até a próxima.