Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Entendendo nossos filhos

Parte 02

Entendendo nossos filhos
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá,

Na última coluna abordei a parte 1 desse tema tão importante pro nosso dia a dia, onde mostro como lidar com situações adversas conhecendo nossos filhos, nosso temperamento e consequentemente o deles.

Hoje, quero abordar o segundo ponto, que são: as linguagens do amor

Todos nós temos formas de amar e quando não entendemos a forma do outro nos nossos relacionamentos, ou quando esses não atendem a nossa linguagem, ficamos tristes e desanimados. Isso acontece muito no casamento e sim, no nosso relacionamento com nossos filhos também. É preciso identificar especificamente como ofertar e receber amor, porque se não souber expressar seus sentimentos numa linguagem que seus filhos interpretem, você pode passar a vida toda achando que eles sabem que os ama, quando, na verdade, eles não se sentem amados porque aquela linguagem não fez sentido pra eles.

Mas para ajudar você, assim como tem me ajudado, vou colocar abaixo, um resumo de quais são as linguagens do amor e suas respectivas descrições. 

O livro " As cinco linguagens do amor " de Gary Chapman, nos deixa inteirados sobre esse assunto, é a partir dele que vou te dar as informações necessárias.

AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR

1 -  TOQUE FÍSICO: expressões sinestésicas de afeição, como abraço, beijo, segurar as mãos, acariciar o rosto, entre outros exemplos.
2 - PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO: elogios, incentivos, valorização das características pessoais e das atitudes.
3 - ATOS DE SERVIÇO: cozinhar a comida preferida de quem amamos, lavar as roupas ou a louça, organizar uma gaveta, buscar um copo de água, entre outros.
4 - PRESENTES: Pessoas que se sentem amadas quando ganham qualquer coisa que tenha sido feita, comprada ou adquirida pensando nela. 
5 - TEMPO DE QUALIDADE: Pessoas que entendem serem queridas quando você tira algumas horas pra lhe dedicar atenção.

"Pais Intencionais - como educar seus filhos segundo a Bíblia" de Lucas e Jackeline Hayashi, livro o qual venho me inspirando para essas colunas, nos fala o seguinte: " O amor abre portas muito importantes na história de qualquer pessoa, assim como a falta dele gera feridas e traumas que podem ser carregadas por uma vida inteira."

Por isso a importância de entender essas linguagens e colocá-las em prática. 

Sabendo identificar os temperamentos, as linguagens do amor e pedindo sabedoria e discernimento ao Espírito Santo, com certeza seus dias serão bem melhores e seus relacionamentos saudáveis. 

Que ao ler essa coluna, você se inspire a querer melhorar como pessoa e automaticamente como pai e mãe, aperfeiçoando cada vez mais seus relacionamentos.

Deus te abençoe !!

Obrigada por chegar até aqui,
Até mais!

Obs.: Indico o livro " As cinco linguagens do amor " de Gary Chapman

 

Veja também