Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Entendendo nossos filhos

Parte 01

Entendendo nossos filhos
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá,

Pra começar a coluna desse ano, decidi me inspirar nesse tema que é de bastante importância, visto que estamos aqui para educar, formar pessoas e claro, nosso desejo é que sejam pessoas boas e principalmente com os frutos do Espírito Santo avivados.
Deus, diante de toda sua soberania, decide nos sondar e nos conhecer intimamente e nós não podemos agir diferente com nossos filhos. Devemos nos dedicar a conhece-los tudo quanto pudermos. 

No livro PAIS INTENCIONAIS  de Lucas e Jackeline Hayashi diz: " A família é o plano perfeito de Deus, e Ele nos convida a vivê-la intencional e verdadeiramente, com toda dedicação e amor. 

A partir disso devemos entender que sem a ajuda do Criador não tem como prosseguir. 

Existem algumas formas de darmos início a esse conhecimento, e pra essa coluna, vou colocar o primeiro passo que é: temperamentos.

Temperamentos determinam como respondemos a situações adversas, como reagimos, como lidamos com os confrontos. E eles são características herdadas dos nossos pais que no decorrer da nossa vida constrói quem somos. 
Hipócrates (460-377 a.C.) diz que existem quatro tipos de temperamentos, são eles: fleumático, melancólico, sanguíneo e colérico. 
Vou colocar algumas características sobre cada um deles, e conforme a leitura você irá identificar os seus e consequentemente dos seus filhos, afinal precisamos nos conhecer primeiro, essa é uma das estratégias para seguirmos em frente.

SANGUÍNEO - QUALIDADES: COMUNICATIVO, DESTACADO, AFÁVEL,CRÉDULO,SIMPÁTICO,COMPREENSIVO, BOM COMPANHEIRO
DEFEITOS: VOLÚVEL, IMPULSIVO,INDISCIPLINADO,INSEGURO,BARULHENTO,EXAGERADO,MEDROSO

COLÉRICO - QUALIDADES: PRÁTICO, LÍDER,AUDACIOSO,OTIMISTA,EFICIENTE,DECIDIDO, INDEPENDENTE
DEFEITOS: IRACUNDO, IMPACIENTE, VAIDOSO, INTOLERANTE,ASTUCIOSO, INSENSÍVEL, PREPOTENTE

MELANCÓLICO - QUALIDADES: HABILIDOSO,MINUNCIOSO,SENSÍVEL, PERFECCIONISTA,ESTETA,IDEALISTA,LEAL,DEDICADO
DEFEITOS: EGOÍSTA,AMUADO,TEÓRICO,CONFUSO,ANTI-SOCIAL,CRÍTICO,VINGATIVO,INFLEXÍVEL

FLEUMÁTICO - QUALIDADES: CALMO, TRANQUILO,CUMPRIDOR,EFICIENTE,CONSERVADOR,PRÁTICO, LÍDER, BEM-HUMORADO,TRANQUILO
DEFEITOS: CALCULISTA, TEMEROSO, INDECISO,DESMOTIVADO,DESCONFIADO,PRETENCIOSO,TEMEROSO,INTROVERTIDO

Então, através dessa tabela podemos nos guiar, nos sondar entre defeitos e qualidades, aprimorar o que precisamos e assim também conhecermos nossos filhos melhor e não apenas isso, mas ajudá-los a se perceberem, obtendo assim um comportamento que trará um bom impacto para as pessoas a sua volta. 
E trazendo tudo isso a luz da bíblia, podemos remeter aos frutos do Espírito Santo, onde precisamos ser cheios, entendendo assim que é através da palavra de Deus que devemos educar nossos filhos. Lá em GL 5.22-23 nos fala sobre os frutos. 

Com as características citadas acima e a ajuda do Espírito Santo para nos orientar, toda nossa família pode ser renovada.

Que tal começar hoje ?
( aqui pela internet tem vários testes de temperamentos, faça! ) e não esqueça, a Bíblia jamais poderá ficar de fora dessa experiência. 

Deus abençoe você e o seu lar.
Obrigada por chegar até aqui,
Até mais

( Coluna inspirada no livro " Pais Intencionais " de Lucas e Jackeline Hayashi ) 

 

Veja também