Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Democracia

Parece que hoje em dia cada um tem a sua

Democracia
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Olá! Antes de mais nada quero me apresentar.

Sou um filho de Deus, curioso, pai, esposo, amigo. Não posso falar quem sou usando apenas uma palavra nem mesmo uma única frase, as palavras que expressam quem sou não cabem neste espaço. Sou um pouco do que os meus amigos me ensinaram a ser. Um pouco do que o meus inimigos me fizeram aprender.
Eu falo o que penso, abro as portas da minha casa, da minha vida, da minha alma, dos meus medos. Eu sei quem eu sou, os outros? Apenas me imaginam!
Quero e desejo servir a Deus, dando a minha pequena parcela de contribuição .
Enfim...sou humano, sou falho, sou EU, amado por Deus.

Nessa coluna falaremos sobre o cristão e a política. 

Você pode pensar ... política???!!! Que coisa chata!!

Mas a política faz parte da sua vida, você querendo ou não, você percebendo ou não!

Então me acompanhe e descubra que a política pode afetar desde o preço da gasolina que você abastece seu carro até seu direito de cultuar ao Senhor e sua liberdade de expressão.

Como primeiro texto dessa coluna escolhi começar por uma palavra que não tem saído da boca de muita gente ... ela ... a DEMOCRACIA! Então vamos lá ...

 

DEMOCRACIA

Acredito que desde quando surgiu na Grécia Antiga, em 510 a.C , nunca tivemos  tantos "defensores" da democracia. Porém, surge uma pergunta, qual  democracia? Se a resposta for a brasileira, qual das democracias brasileiras? O texto te parece confuso? Pois bem, a definição de democracia brasileira também.

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre a defesa da democracia. A democracia tem como princípios uma série de fundamentos de organização política dentro de uma sociedade, onde prevalecem: liberdade individual; liberdade de expressão;  igualdade de direitos políticos. Se esses pilares básicos da democracia não são respeitados, pode significar que a democracia está sob suspeita!

Quando ouço falar em defender a democracia, vem a pergunta: qual? Porque o conceito tem sofrido constante adaptação, de acordo com a ideologia de quem diz defendê-la. Logo, acredito que no Brasil atual, o conceito de democracia está em desuso.

Alexis de Tocqueville diz: "Creio que, em qualquer época, eu teria amado a liberdade; mas, na época em que vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la."  Um dos pilares da democracia é a liberdade, e liberdade em todos os sentidos. É por isso que a célebre frase de Evelyn Beatrice Hall é tão famosa: "Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

Democracia se trata de liberdade, mas hoje não temos tão claro isso, pois se suas palavras de protesto e desagrado forem direcionadas a "certos poderes" da república, podem ser entendidas como: ataques, ameaças às instituições, discurso de ódio e você pode receber mandado de busca e apreensão em sua casa e/ou acabar sendo preso, como temos visto nos noticiários. E veja bem, eu disse: palavras! Sim, hoje, na "democracia brasileira" , você pode ser preso por suas palavras! Afinal, você supostamente está colocando a democracia em risco!

Mas ataques reais, ameaças, calúnia, difamação direcionas ao chefe do executivo, por exemplo, são tratadas como mera liberdade de expressão. Isso me faz lembrar de uma passagem bíblica:

Isaías 5:20

Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal; dos que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; dos que fazem do amargo doce e do doce amargo!

 

Termino o texto de hoje me perguntando e deixando essa pergunta a você leitor:

Democracia!!  Onde ela está? 

(Estou no Instagram , Twitter e YouTube)

Veja também