Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Conheça o Dove Awards, o Oscar da Música Cristã

GMA Dove Awards, A maior premiação cristã em vigor

Conheça o Dove Awards, o Oscar da Música Cristã
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

No dia 19 de outubro de 2021 será realizada a 52ª cerimônia do GMA Dove Awards, um dos maiores eventos anual da indústria musical e cinematográfica cristã. Esta noite memorável tem como objetivo celebrar o impacto que a cultura evangélica tem causando na vida de inúmeros ouvintes em todo o mundo através de histórias e músicas. Irá ao ar exclusivamente pela Rede de Transmissão Trinity (TBN), sexta-feira, 22 de outubro de 2021 às 20:00. O Portal Sal da Terra está aqui para contar um pouco sobre este icônico e prestigiado evento de música cristã mais antigo em vigor.

O Dove Awards é o prêmio oferecido pela Gospel Music Association (GMA) aos excepcionais na indústria musical cristã norte-americana. Fundada em 1964, a Gospel Music Association serve como rosto e voz para a comunidade de música evangélica/cristã e se dedica a expor, promover e celebrar o Evangelho através de música de todos os estilos. A primeira cerimônia do Dove foi realizada em 1969 no Peabody Hotel em Memphis, Tennessee. No entanto, desde 1971, a cerimônia foi efetuada em Nashville, Tennessee (exceto nos anos de 2011 e 2012, onde foram realizadas em Atlanta, Geórgia).

HISTÓRIA 

Idealizadores do prêmio Dove Awards

O veterano da indústria, Bob McConnell, diretor de arte e designer da Benson Records das décadas de 1960 a 1980, foi um dos planejadores originais da primeira mostra do Dove Awards em 1969. Mesmo que ele não pudesse ter previsto como a indústria mudaria e cresceria ao longo dos anos e tornaria um evento tão querido que é hoje.

Em meados da década de 1960, McConnell trabalhava para uma gráfica de Nashville de propriedade dos Bensons. Quando a família decidiu abrir uma editora para artistas do Southern Gospel, McConnell, um artista, fotógrafo e designer, foi contratado como Diretor de Arte da gravadora. Enquanto estava lá, ele supervisionou e projetou a arte do álbum para todo cast da gravadora. Quando as discussões começaram em 1969 sobre o lançamento de uma premiação para a indústria, McConnell fazia parte de um pequeno grupo que transformou a ideia em realidade.

“Almoçamos em um restaurante no centro de Nashville”, diz McConnell. “Éramos eu, Bob Benson, Bill Gaither, Les Beesley dos Florida Boys e alguns outros caras. Les surgiu o nome Dove Awards e conversamos sobre a ideia de uma pomba descendente. A ideia era criar um prêmio com uma pomba descendente para representar a pomba de quando Jesus foi batizado.”

Após esse almoço, McConnell começou a trabalhar esboçando algumas ideias incorporando as imagens descendentes da pomba. Ele mostrou seus projetos para Bob Benson e Bill Gaither, que adoraram o que ele havia projetado. Os esboços de McConnell foram transformados no troféu entregue no primeiro Dove Awards, a mesma estátua icônica de pomba usada ainda hoje.

A primeira cerimônia televisionada foi no 15º GMA Dove Awards de 1984, que foi ao ar na Christian Broadcasting Network (CBN). Atualmente é transmitida exclusivamente pela Trinity Broadcasting Network (TBN).

Em 2009 houve participação Brasileiras, Soraya Moraes e Aline Barros. Ambas indicadas pela primeira vez na categoria “Spanish Language Album” (Melhor álbum em Língua Espanhola). Soraya com o CD “Tengo Sed de Ti” e Aline com o trabalho “Refrescante!” lançado pela gravadora de Aline Barros, a AB Records, e distribuido nas américas pela Integrity Music Latin.

Não é de hoje que o Brasil quebra barreiras, e faz sucesso no exterior.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de outubro de 2021, na Allen Arena, localizada em Nashville, Tennessee, mais conhecida como “Cidade da Música”, nos Estados Unidos. A premiação será exibida exclusivamente na Trinity Broadcasting Network sexta-feira, 22 de outubro de 2021.

 

Saiba quais foram os indicados desde ano aqui!

 

 

 

Referências

https://doveawards.com

https://en.wikipedia.org/wiki/Christian_Broadcasting_Network

https://en.wikipedia.org/wiki/GMA_Dove_Award

https://www.newsgospel.com.br/2009/02/soraya-moraes-e-aline-barros-sao.html

https://doveawards.com/dovestatuette/

https://www.tbn.org

https://en.wikipedia.org/wiki/Christian_Broadcasting_Network

https://www.facebook.com/GMADoveAwards/?ref=page_internal

https://en.wikipedia.org/wiki/Christian_Broadcasting_Network

https://en.wikipedia.org/wiki/GMA_Dove_Award

Comentários:

Veja também