Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Atributos e características de um compositor cristão.

Atributos e características de um compositor cristão.
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A história da humanidade foi influenciada por grandes movimentos em cujo contexto a música esteve presente. Nas guerras foi utilizada como fator de entretenimento e incentivo para os combatentes. Nas ruas e em movimentos revolucionários, no culto a Deus e no culto a deuses, ali está ela.

A música é uma arte Divina. Através dela enfermos são curados pelo agir do Espírito Santo, oprimidos são libertos, ensinamentos são absorvidos. Para isso, é necessário que o compositor cristão esteja ciente do seu objetivo: louvar a Deus e transmitir as verdades bíblicas. É sobre isso que irei discorrer ao longo deste texto, atributos e características de um compositor cristão.

 

Composição, no dicionário quer dizer:

Formar um todo, juntando diferentes partes.

Criar, produzir, inventar.

Composição é um processo criativo utilizado para criar uma música.

O artista responsável pela composição é chamado de compositor.

 

As fontes de inspiração do compositor evangélico estão em Deus, em sua Palavra, na revelação de Cristo, na manifestação do Espírito Santo. O grande desafio, entretanto, é ter o cuidado para distinguir o que vem de Deus e o que vem do homem, para definir até onde este pode interferir no aperfeiçoamento da letra e da melodia. Para tal fim, é necessário ter uma grande sensibilidade, que vem através de práticas espirituais, estudos e muito esforço que concluem em atributos e características para um compositor cristão.

 

Ter Vida Com Deus: Oração e comunhão com Deus. É impossível ao compositor conhecer a vontade de Deus para seu trabalho se não estiver em comunhão com o Senhor. Como que Deus vai revelar os segredos dos céus para quem não tem comunhão com Ele? Em Deus reside a nossa fonte de inspiração.

Ter conhecimento bíblico: Se o compositor desconhece a Bíblia e seus princípios, é impossível que as ideias estejam sempre fluindo de acordo com a vontade de Deus. Como poderá tratar desses valores na música? Não basta escrever o que outros escrevem. “Os teus decretos são o tema da minha canção em minha peregrinação” (Salmos 119:54)

Ter paciência e ser persistente: Seja paciente ao desenvolver sua composição. Nem sempre ela virá pronta, é necessário conteúdo, correção, letra, melodia e harmonia. Se você não conhece bem um determinado assunto, não escreva ainda, tenha paciência, reúna o máximo de informação e estude bastante. Aguarde pelo momento oportuno.

Certa vez ouvi o André Aquino falar sobre a música “Eu quebro o meu vaso”, disse que foi num momento de adoração espontânea, começou a cantar: “eu quebro o meu vaso...” e a Luma Elpidio em resposta cantou: “e não importa o preço do perfume derramado, tua presença vale mais”. E o verso? Só foi criado de fato depois de dois anos! Olha quanto tempo levou para eles finalizarem a canção. Valeu muito a pena, mas pra isso precisaram de paciência e persistência.

Desenvolver o preciosismo: Preciosista é a pessoa que trabalha algo até atingir a melhor forma possível. O compositor tem de ser assim: buscar, até a exaustão, a melhor rima, melhor harmonia, a melodia mais adequada e correção gramatical.

Thomas Edison afirmou: “Se existe uma forma de fazer melhor, descubra-a”.

O cantor Chris Tomlin, compositor das músicas: “How great is our God (Quão grande é o meu Deus)”, “Our God (Nosso Deus)”, “Good Good Father (Bom, Bom Pai)”, “God Of This City (Grandes coisas estão por vir)” e outras. Em uma entrevista falou que compõe em média 150 músicas antes de lançar um novo álbum. E dessas 150 escolhe 10 para o CD. É por isso que em cada CD que ele lança tem uma música que pega, que é cantada nas igrejas, por causa dessa prática de compor, de desenvolver o preciosismo.

Ter organização e disciplina: Separe um caderno de composição. Aproveite também a tecnologia, use o bloco de notas e o gravador de voz do celular sempre que uma ideia surgir. Tenha suas composições prontas, digitadas em arquivo word ou pdf e, além da letra, o áudio com a melodia. Tenha a cifra para qualquer imprevisto que surgir, e por último, e não menos importante, registre sua composição.

Irmão compositor, a música foi e continua sendo elemento indispensável em todos os segmentos da história da humanidade, integrando a cultura de todos os povos. Para exercer com excelência seu dom é imprescindível: esforço, trabalho e prática. Siga glorificando a Deus através da música. Que sua arte aponte para o Criador!

 

Referência:

https://www.dicio.com.br/compor/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chris_Tomlin

https://quoteinvestigator.com/2013/07/16/do-it-better/

Muradas, Atilano. A música dentro e fora da igreja. Editora Vida, 2003.

Lenz César, Elben M. Práticas devocionais. Editora Ultimato, 2005.

Aquino, André. Casa De Ministros, 2020.

 

Sobre o autor:

Daniel Sobral é cantor, compositor, bacharel em Teologia e Aspirante a psicanalista.
Mora em Belo Horizonte -MG

Veja também