Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Adoração e Tecnologia. Como Melhorar a Qualidade Sonora Do Ministério de Louvor.

O que é MultiTrack, VS, Pad Worship e Sampler?

Adoração e Tecnologia. Como Melhorar a Qualidade Sonora Do Ministério de Louvor.
matthew-kalapuch-sqJ4tLBiurw-unsplash
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Tem se tornado cada vez mais comum o uso de notebook e iPad nas igrejas e apresentações de cantores profissionais. Talvez você já tenha se perguntado, o que será que eles estão usando? Qual o segredo de uma apresentação sonora tão preenchida e com qualidade de CD?  É muito provável que estejam utilizando MultiTracks, VS, Pad, Simulador e outros, diretamente no palco. Neste artigo vamos apresentar alguns recursos que irão somar nas ministrações de sua igreja local, independente se ela for pequena ou grande.

 

  1. MultiTracks

Multitrack é o termo utilizado para uma gravação multicanal, onde cada instrumento é captado separadamente para criar um resultado final coesivo que chega aos ouvidos do consumidor.

Faixas separadas no Reaper

Não é incomum observarmos que muitos produtores musicais utilizam efeitos eletrônicos, orquestra, loops, sintetizadores em suas produções. Com isso, a execução desta canção acaba se tornando inviável na maioria das igrejas do mundo. Com o arquivo aberto desta gravação, multitrack, é possível escolher determinados sons e efeitos, separadamente, como se fosse um tipo de playback voltado para banda, complementando assim os instrumentos ausentes, resultando num som preenchido e de qualidade, com todos os elementos da gravação original.

Outro recurso muito interessante das tracks separadas, é a possibilidade de substituir aquele músico que, de ultima hora, não conseguirá comparecer na ministração de domingo, basta aumentar o volume do instrumento que necessita e pronto!

 

Onde encontro esse recurso multipista?

Existem algumas empresas especializadas nesta área como:

http://MultiTracks.com.br

https://loopcommunity.com/pt-br/

https://www.driveonze.com e outras.

 

Todas estas requerem uma assinatura mensal ou aquisição de faixas individuais. Uma alternativa é procurar nos sites dos ministérios, algumas bandas fornecem estes recursos para download gratuitamente e outros pagos. Por exemplo: Nívea Soares, Elevation Worship e Bethel Worship. O Elevation fornece gratuitamente, porém as tracks não são abertas. Aproveito esse gancho para o próximo tópico.

 

  1. VS

Resumidamente, VS é uma track fechada. O arquivo de áudio é gerado em Stereo, sendo o canal esquerdo (L) para o playback dos efeitos/instrumentos, e o canal direito (R) a guia (Click + Voz Guia). Neste caso você não tem controle individual de cada instrumento como na MultiTracks. Geralmente o VS contém só os efeitos sonoros como, loops, sintetizador, fx, guitarra 2 e até mesmo os pianos, isso varia de quem fez e escolheu transformar as tracks em VS.

Para utilizar o VS em suas ministrações é necessário um cabo Stereo (entrada P2 e saída com dois P10) para poder dividir o lado L, efeitos, do lado R, click e voz guia. Cada lado tem sua finalidade, pois a igreja não irá gostar de ouvir o som do metrônomo saindo no PA.

Vamos para a prática:

Você vai precisar reproduzir o arquivo de áudio (VS), pra isso escolha o dispositivo de sua preferencia, celular, notebook, iPad. Lembrando de ativar o modo avião para não correr o risco de alguém te ligar durante o culto. Depois de plugar o cabo P2 no seu dispositivo, em seguida plugue os P10 na mesa de som. Cada P10 num canal diferente.

 

Canal P10 Esquerdo (L): Enviar para as caixas e retornos de palco e PA. É o som que toda a igreja e quem está no palco ouvirá (Lado dos efeitos).

 

Canal P10 Direito (R): Se a banda toda usar fones, envie o canal (R) para os fones da banda. Se a banda não usar fones, este é o áudio que irá para o baterista.

Como usar um VS em sua igreja

 

O VS refere-se a um playback, a banda precisa tocar no tempo certo da trilha, por isso é essencial o uso de fones (específicos) para ouvir o click e a guia que está no lado (R) do arquivo estéreo (VS). Caso seja inviável a aquisição dos fones para todos, priorize então o baterista, ele é INDISPENSÁVEL, é obrigado a ouvir o lado (R) para tocar no tempo exato e guiar o restante da banda. A voz guia avisa qual parte da música será cantada (Intro, Estrofe, Pré-Coro, Coro, Solo, Instrumental, Ponte e Fim).

 

Valores?

Por se tratar de uma track fechada, o valor é menor, variando entre 15,00 a 24,00 reais por faixa. No site multitracks o nome está como CustomMix.

 

  1. PAD

Pad são sons ambiente caracterizado por um loop contínuo com leves variações, que fica soando o tempo todo, exatamente como alguns teclados fazem nas músicas. Em alguns casos o pad pode até mesmo suprir a ausência de um tecladista na banda.

 

Como usar um Pad ?

Não há segredos para se utilizar um Pad. É um arquivo de áudio que pode ser reproduzido diretamente do seu smartphone, requerendo “apenas” que o ministro saiba em qual Tônica e a escala determinada música está. Ex: se a música que será cantada está em Dó Maior, reproduza o Pad em Dó (C). Lembrando que nem sempre a primeira nota de uma canção representa o tom. Tome esse cuidado para o Pad não chocar e trazer desconforto pra igreja.

Em ministrações com voz e violão, o Pad é super bem-vindo, ocasionará uma suavidade e ambiência agradável na ministração.

 

Onde encontro o Pad ?

Você pode baixar esse recurso gratuitamente no site https://worshippadsfree.com/pads/ ou reproduzindo direto nos streamers, youtube, spotify, deezer e etc. Só tome cuidado com as propagandas, pra isso terá de assinar a versão premio.

Reproduza o Pad direto do seu celular

Pra não me alongar demais, vou deixar o Simulador para um próximo artigo aqui no Portal Sal da Terra. E se gostou dessas dicas, deixe seu comentário falando se deu certo em sua igreja. Até mais!

.

.

.

Referencias:

http://MultiTracks.com.br

https://loopcommunity.com/pt-br/

https://www.driveonze.com

https://shortest.link/-xT

https://shortest.link/-xY

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Gravação_multicanal

https://niveasoares.com/cantora/categoria/downloads/loops/

http://www.encurtador.com.br/vzKM3

https://worshippadsfree.com/pads/

Comentários:

Veja também