Portal Sal da Terra

Coluna/Opinião

Confiança em Quem pode nos oferecer segurança

“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” (Salmo 125.1)

Confiança em Quem pode nos oferecer segurança
Portal Guia-me
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mundo sempre foi inseguro, desde que o pecado entrou no mundo. A Bíblia diz que o mundo jaz no maligno. (1 João 5.19). Mas, na era pós-moderna, apesar de se multiplicar o conhecimento e os esforços para manter o mundo mais seguro, a verdade é que vivemos uma insegurança generalizada. O mundo atual está repleto de medos e incertezas. Vivemos constantemente sob a ameaça do terrorismo, de uma terceira guerra mundial, de catástrofes naturais, pandemias, crises econômicas mundiais, etc. Todos estes problemas nos afetam direta ou indiretamente.

Diante deste universo de perigos, ameaças e incertezas, surge a indagação: Em quem podemos depositar a nossa confiança?

  1. No dinheiro? Estes problemas também atingem os que têm dinheiro. Na maioria destas situações, o dinheiro não pode fazer nada.
  2. Na fama? No auge da fama, parece que os famosos de nada têm falta. Mas, a verdade é que a maioria deles vive uma farsa na intimidade e crises existenciais. Além disso, a fama é passageira. Atores, cantores, jogadores e outras estrelas do passado, hoje não tem nada e estão em situações difíceis.
  3. Na força da Juventude? A juventude é bela. Nesta fase, parece que tudo é maravilhoso. Mas, os anos passam e rápido. Além disso, os problemas que abalam o mundo, também atingem os jovens. 
  4. No poder bélico? Muitos países ricos confiam em seu poderio militar e nas armas de guerra que possuem. Mas, são atingidos muitas vezes por um único terrorista, causando grandes estragos, sem que eles possam escapar. 

A verdade é que todas estas opções podem ser abaladas e podem se se tornar inúteis, em situações adversas. Tudo neste mundo é frágil e pode ser abalado. O dinheiro pode ser derretido em um único dia, se houver uma crise de proporções globais. A fama pode acabar em pouco tempo, se surgir alguém melhor do que o famoso, ou se o famoso adoecer.  O poder bélico pode ser destruído por outro semelhante, ou pela união de várias nações.

Somente Deus pode oferecer segurança e garantias. Ele conhece tudo e nunca é pego de surpresa. Deus é onisciente, ou seja, Ele conhece o passado, presente e futuro. Deus conhece todos os mistérios. Ele conhece o nosso interior e entende até os nossos pensamentos e intenções.

Além de conhecer tudo, Deus é onipresente e soberano. Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo e contempla tudo o que está acontecendo e o que está para acontecer. Deus tem o domínio e o controle de todas as coisas. Nada e ninguém fogem da presença e do controle do Criador e sustentador de todas as coisas.

Deus tem poder absoluto sobre tudo. A Bíblia diz que para Deus, nada é impossível (Lucas 1.37). Todos os poderes do Universo estão sujeitos ao poder de Deus. Toda autoridade provém dele (Romanos 13.1,2).

Quem confia em Deus, jamais será abalado. Pode até ser atingido, por circunstâncias adversas, que fogem do nosso controle. Mas, Deus sabe de tudo e controla todas as coisas. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Romanos, disse que “... todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...”. (Romanos 8.28).

Quem confia em Deus não será abalado ou destruído.  No texto que lemos, os que confiam no Senhor são comparados ao Monte de Sião. Os montes não se abalam, nem são destruídos, mesmo que haja dilúvio, tsunamis, maremotos e terremotos. Assim são aqueles que depositam a sua confiança em Deus. Podem ser atingidos, mas, não serão abalados ou destruídos, pois a nossa esperança em Deus vai além da morte.

Quem confia em Deus tem a sua proteção. Deus não promete dos livrar de situações adversas. Mas, Ele promete a sua companhia e proteção. Ele não livrou os companheiros de Daniel da fornalha de fogo, mas, esteve junto com eles o tempo todo. Não livrou Daniel da cova dos leões, mas, enviou o seu anjo para está com Daniel da cova e impedir que os leões o devorassem.

Quem confia em Deus tem paz em qualquer circunstância. Os que confiam em Deus, também passam por situações difíceis como os demais e até piores. A diferença é que a confiança em Deus nos traz paz e tranquilidade em qualquer situação.

Em quem temos depositado a nossa confiança? No dinheiro? Na nossa força? Na fama? Nos amigos? No governo? Tudo isso pode falhar. Mas Deus nunca falhou e jamais falhará. Os montes de Sião podem ser abalados. Mas, quem confia em Deus, não. 

Quem confia, descansa. Confie no Senhor e aquiete o seu coração. 

Deus te abençoe,

Pb. Weliano Pires

São Carlos, SP.

 

Comentários:

Veja também