Portal Sal da Terra

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2026

Colunas/Geral

Amamentação

Agosto Dourado

Amamentação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quando estava grávida, pedia muito a Deus para conseguir amamentar e sempre foi algo que realmente estava disposta a enfrentar. Porém, imaginava que não seria fácil.

Depois que Vinícius nasceu, naqueles primeiros dias difíceis descobri então o " Agosto Dourado " . Achei super incrível o incentivo feito a todas as mamães e o amor pelo aleitamento materno só aumentou!
 
Cerca de 150 países do mundo realizam movimentos em prol da amamentação. No Brasil o Agosto Dourado foi instituído em 2017 a partir da lei nº 13.435/2017. A Organização Mundial da Saúde (OMS), junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) incentivam o aleitamento exclusivo até os 6 meses de vida da criança e de forma contínua até os dois anos ou mais. 
 
Algo interessante é que o " dourado " significa a grandeza que o leite materno tem para a saúde infantil, fazendo referência ao ouro. 
 
É super necessário esse estímulo às mamães. A amamentação é maravilhosa em seus benefícios, mas não deixa de ser uma fase difícil de enfrentar. É necessário força de vontade e também uma rede de apoio que te abrace e te encoraja a prosseguir. Infelizmente essa não é a realidade de muitas mamães. Muitas não tem suporte familiar, social, enfim, acabam recorrendo às fórmulas e o desmame precoce acaba acontecendo. . 
 
É preciso enxergar cada mamãe e a força de maternar que possuem, mulheres que não tem apenas o desafio da amamentação, mas sim o de superar tantos outros que a maternidade traz.
 
Assegurar a liberdade e o direito à amamentação é função de todos.
 
 
(No perfil do Instagram, Meu Diário Mãe, há vários depoimentos de mamães sobre o tema de hoje).

Veja também