Portal Sal da Terra

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Notícias Mundo

Nova arma da Ucrânia faz chover metal derretido; conheça os 'drones dragão'

O equipamento é capaz de destruir árvores, vegetação e incapacitar soldados russos

Nova arma da Ucrânia faz chover metal derretido; conheça os 'drones dragão'
Reprodução/Telegram
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Ucrânia passou a usar uma frota de “drones dragão”, que lançam metal derretido contra as forças russas. Essa inovação veio à superfície em vídeos nas redes sociais, que mostram drones voando baixo e lançando torrentes de fogo sobre posições russas.

A mistura de pó de alumínio e óxido de ferro, chamada termite, queima a temperaturas de até 2,2 mil °C. Ela pode destruir árvores, vegetação e incapacitar soldados russos. A termite, ao cair do drone, parece fogo de dragão — o que justifica o apelido dos drones.

Asas de vingança no campo de batalha

“Os drones de ataque são nossas asas de vingança; trazem fogo direto do céu!”, declarou a 60ª Brigada Mecanizada da Ucrânia, nas redes sociais. “Eles se tornam uma ameaça real ao inimigo, ao queimar suas posições com uma precisão que nenhuma outra arma consegue atingir. Quando nosso Vidar funcionar, as mulheres russas nunca vão dormir”, acrescentou, referindo-se ao deus nórdico da vingança.

Nicholas Drummond, analista da indústria de defesa e ex-oficial do Exército britânico, afirmou à CNN que o principal efeito dos drones de termite da Ucrânia é psicológico. “Usar um drone para entregar isso é bem inovador”, disse. “Mas, usado dessa forma, seu efeito deve ter sido mais psicológico do que físico.”

Ele acrescentou que a Ucrânia possui uma capacidade limitada de causar um efeito termite, sendo essa uma habilidade de nicho.

Histórico da termite em guerras anteriores

A termite, descoberta por um químico alemão na década de 1890, foi inicialmente usada para soldar trilhos ferroviários. Na Primeira Guerra Mundial, os alemães a usaram como bombas lançadas de zepelins sobre a Grã-Bretanha. Na Segunda Guerra Mundial, tanto a Alemanha quanto os Aliados utilizaram bombas aéreas de termite para desativar peças de artilharia capturadas.

Segundo a Action on Armed Violence (AOAV), a Ucrânia já usou termite lançada por drones para desativar permanentemente tanques russos. “Essa precisão, combinada com a capacidade do drone de contornar as defesas tradicionais, torna as bombas de termite uma ferramenta altamente eficaz na guerra moderna”, diz um relatório da AOAV.

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também