O Irã lançou vários mísseis nesta segunda-feira, 23. As ações se deram contra bases militares norte-americanas no Oriente Médio.
A operação militar foi uma retaliação ao ataque dos EUA às instalações nucleares iranianas. Na noite da última sexta-feira, 20, o presidente norte-americano, Donald Trump anunciou o “sucesso” de ações contra três estruturas do país persa: Fordow, Natanz e Isfahan.
Nesta segunda-feira, seis mísseis foram lançados em direção ao Catar. Além disso, um míssil foi lançado em direção ao Iraque.
Um porta-voz militar iraniano informou, em um vídeo divulgado nesta segunda-feira, que “pesadas consequências são esperadas” como resposta aos ataques dos EUA.
O porta-voz disse que a decisão norte-americana de entrar na guerra “expande o escopo de alvos legítimos” para as forças armadas do Irã.
“Senhor Trump, o jogador: você pode ter começado esta guerra, mas seremos nós que a poremos fim”, disse o porta-voz militar iraniano.
Situação do Catar
Explosões foram ouvidas na capital do Catar, Doha, logo depois do lançamento dos mísseis.
O Catar anunciou o fechamento temporário de seu espaço aéreo devido ao aumento das tensões regionais.
O Ministério das Relações Exteriores do país árabe afirmou que o fechamento faz parte de um conjunto mais amplo de medidas de precaução.
A Base Aérea de Al-Udeid, no Catar, é a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio. Nas últimas semanas, muitas aeronaves e pessoal da base foram evacuados do local e de outras bases americanas na região.
Estados Unidos estão cientes da ameaça do Irã
A Casa Branca e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos informaram estar cientes e monitorando de perto as potenciais ameaças à Base Aérea de Al Udeid, no Catar.
O escopo da retaliação iraniana, particularmente o número de baixas, determinará como Trump responderá e se os EUA se aprofundarão mais na guerra de Israel com o Irã.
Trump deveria se reunir com sua equipe de segurança nacional na Casa Branca às 13h no horário de Washington, D. C. (14h no horário de Brasília) para discutir sobre a crise no Oriente Médio.
O presidente norte-americano alertou que qualquer retaliação do Irã “será respondida com uma força muito maior do que a que foi testemunhada” durante o ataque militar dos EUA contra três instalações nucleares iranianas na semana passada.