Portal Sal da Terra

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025

Notícias Mundo

Trump assina documento oficial do acordo de cessar-fogo em Gaza

Representantes do Egito, do Catar e da Turquia também assinaram o plano de paz para o território

Trump assina documento oficial do acordo de cessar-fogo em Gaza
Reprodução/X
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Representantes do Egito, do Catar e da Turquia, ao lado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, formalizaram o acordo de cessar-fogo para a Faixa de Gaza nesta segunda-feira, 13, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh. Líderes globais prestigiam a cúpula internacional, que estabelece regras detalhadas para consolidar a paz na região.

Durante a cerimônia, Trump explicou que o documento assinado traz diretrizes amplas para o futuro do Oriente Médio. “Estaremos assinando um documento que vai detalhar muitas regras, regulamentos e outras coisas”, afirmou no começo de seu discurso. “É muito abrangente.”

O chefe da Casa Branca destacou o significado histórico do acordo. “Este é o dia pelo qual pessoas nesta região e ao redor do mundo têm trabalhado, se esforçado, esperado e orado”, disse Trump. “Com o acordo histórico que acabamos de assinar, as orações de milhões finalmente foram atendidas. Juntos, realizamos o impossível. Finalmente, temos paz no Oriente Médio.”

Trump também ressaltou a importância do pacto para o futuro regional. “O avanço monumental que estamos celebrando nesta noite é mais do que o fim da guerra em Gaza — com a ajuda de Deus, será um novo começo para todo o Oriente Médio. A partir deste momento, podemos construir uma região forte, estável, próspera e unida em rejeitar o caminho do terror de uma vez por todas.”

Cerca de 20 líderes globais compareceram à cúpula em Sharm el-Sheikh, na ponta sul da Península do Sinai, um destino turístico popular conhecido por seus hotéis e praias. “Juntos, continuemos no espírito de cooperação e boa vontade que finalmente nos trouxe a essa conquista histórica”, finalizou Trump na assinatura do acordo.

Trump e presidente do Egito falam em coletiva de imprensa

Antes da assinatura do acordo, Donald Trump falou em coletiva de imprensa ao lado do presidente egípcio, Abdel Fattah Saeed Hussein Khalil el-Sisi. O presidente norte-americano recebeu elogios e comentou os próximos passos para garantir a paz no Oriente Médio.

“O que precisamos agora e garantir que o cessar-fogo seja mantido, para que possamos receber todos os restos mortais [dos reféns israelenses] para as famílias, para fornecer assistência humanitária para a Faixa de Gaza”, afirmou Khalil el-Sisi. “Senhor presidente [Trump], o senhor fez um excelente trabalho na Faixa de Gaza. Muito obrigado.”

Estavam presentes:

  • Emmanuel Macron,presidente da França;
  • Pedro Sanchez, primeiro-ministro da Espanha;
  • Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália;
  • Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia;
  • Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido;
  • Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá;
  • Rei Abdullah da Jordânia;
  • Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas;
  • Antonio Costa, presidente do Conselho Europeu;
  • Rei Hamad bin Isa Al Khalifa do Bahrein;
  • Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina; e
  • Friedrich Merz, chanceler da Alemanha.



 

 

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também