Portal Sal da Terra

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Notícias Política

Gilmar Mendes manda desarquivar investigação que mira Bolsonaro

Caso já havia sido encerrado parcialmente pela Justiça Federal do DF.

Gilmar Mendes manda desarquivar investigação que mira Bolsonaro
Rosinei Coutinho/SCO/STF
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes anulou uma decisão da Justiça Federal em Brasília. O tribunal havia arquivado parcialmente uma investigação que mirava a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL.

A ação envolve apurações sobre supostas irregularidades e omissões de integrantes do antigo governo federal durante a crise sanitária da pandemia de Covid-19.

O ministro, no entanto, determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) volte a avaliar se há indícios de crimes nas condutas de Bolsonaro; deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), que era ministro da Saúde; coronel Antonio Elcio Franco Filho; Mayra Pinheiro, ex-secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde; Mauro Luiz Ribeiro, do Conselho Federal de Medicina; e Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação da Presidência da República.

Conforme a decisão, a retomada das avaliações deve ser sustentada a partir do relatório feito pela Polícia Federal (PF). São investigados eventuais crimes como epidemia com resultado morte, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação e comunicação falsa de crime. O caso corre sob sigilo.
FONTE/CRÉDITOS: Conexão Política

Veja também