Portal Sal da Terra

Sabado, 18 de Maio de 2024

Notícias Geral

O que é a microexplosão atmosférica, fenômeno esperado no Sul do país?

Segundo o Inmet, Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem registrar eventos com chuvas e ventos intensos

O que é a microexplosão atmosférica, fenômeno esperado no Sul do país?
Cesar Lopes/Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Reprodução
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Rio Grande do Sul  e Santa Catarina podem registrar casos de microexplosão atmosférica nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno ocorre quando uma corrente de vento descendente violenta se separa de uma nuvem de tempestade e se desloca com força em direção ao solo.

Na microexplosão (também conhecida por seu nome em inglês, downburst), uma descarga de ar frio e denso atinge o solo e se espalha, provocando ventos extremamente fortes que podem atingir velocidades muito altas.

O fenômeno é o oposto do tornado, quando os ventos em direção ao solo convergem, formando um redemoinho. Mas o poder destrutivo é semelhante. Uma microexplosão foi registrada no último sábado, 27, em Santa Cruz do Sul (RS).

O Rio Grande do Sul sofre os efeitos de fortes temporais que já deixaram ao menos 29 mortos e 60 desaparecidos. A microexplosão pode ocorrer junto com as fortes chuvas nas demais regiões, que têm causado inundações e mobilizado resgates,

O fenômeno da microexplosão pode ocorrer o ano inteiro, mas é mais comum no verão, quando os dias são mais quentes e a umidade é alta, o que favorece a formação de nuvens de tempestade.

Na microexplosão atmosférica, nuvens podem ter até 20 km

 

Ciclone chuva Rio Grande do Sul

Na microexplosão, chamada em inglês de downburst, uma descarga de ar frio e denso atinge o solo e se espalha, provocando ventos extremamente fortes que podem atingir velocidades muito altas | Foto: Reprodução/site Inmet

 

Essas nuvens podem ter até 20 quilômetros de altura e são capazes de gerar vento destrutivo, segundo o National Weather Service, dos EUA.

“Um downburst é uma forte e relativamente pequena área de ar descendente, sob uma tempestade, que pode resultar em uma descarga de vento forte sobre o solo. Pode também surgir sob o efeito do resfriamento muito rápido do ar com a evaporação da chuva em uma atmosfera originalmente seca. O ar mais frio e denso desce rapidamente para o solo”, descreve o serviço norte-americano.

Numa microexplosão atmosférica, a velocidade dos ventos pode ser muito alta, acima dos 200 quilômetros por hora, derrubando árvores e provocando danos estruturais a construções. É um grande risco para a decolagem e o pouso de aviões. O fenômeno provoca estrondos altos, que as pessoas costumam comparar com o som de um trem de carga.

Segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera, dos EUA, em uma microexplosão os ventos se estendem horizontalmente por uma área inferior a 4 quilômetros. Macroexplosões ocorrem quando os ventos se espalham por uma área com mais de 4 quilômetros.

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também