Portal Sal da Terra

Notícias Saúde

Chocolates da marca Elite podem sair de circulação no Brasil hoje (19)

Chocolates da marca Elite podem sair de circulação no Brasil hoje (19)
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Chocolates, biscoitos e chicletes da marca estrangeira Elite podem ser retirados de circulação nos próximos dias do Brasil, por determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), devido a possível contaminação pela bactéria salmonella, que se ingerida pode levar à morte.

Diante da suspeita, a Secretaria Nacional de Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJSP) acionou a empresa responsável pela distribuição no país para prestar esclarecimentos.
“Em casos de recall no exterior de produtos comercializados no Brasil, a recomendação é que a empresa informe às autoridades brasileiras competentes, o que inclui a secretaria ligada ao nosso ministério. Isso não foi feito até agora. Por isso, essa atitude vai garantir que o brasileiro não seja exposto a riscos”, esclareceu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

No Brasil, os doces que são fabricados em Israel chegam pela Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA. A empresa tem o prazo de 72 horas, a partir do recebimento da notificação, para enviar as informações ou retirar os produtos das prateleiras. Caso os itens não tenham chegado ao mercado brasileiro, o procedimento é arquivado.
RECALL

O Código de Defesa do Consumidor garante que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
Segundo a legislação que regulamenta o recall, as empresas são responsáveis por explicar qual é o defeito e alertar sobre o risco envolvido, além de orientar os compradores sobre como evitar incidentes e o que fazer para obter reparo, substituição ou reembolso do item.

O Governo Federal mantém um sistema, acessível no site defesadoconsumidor.gov.br, onde é possível pesquisar se um produto ou serviço foi objeto de chamamento. No site também é possível se cadastrar para receber alertas sobre o assunto.

 

Confira a lista de produtos:

- Chocolate branco para confeitaria;
- Chocolate ao leite para confeitaria;
- Chiclete sabor limão nana must;
- Chocolate mini mix pesek zman snap e log;
- Mini barras de chocolate branco e leite;
- Biscoito crocante de chocolate ao leite;
- Barra snap de chocolate branco;
- Barra snap
- Barra nozes cremosa;
- Chocolate ao leite log;
- Pesek zman ultimate com creme sabor cappuccino;
- Rolo de wafer pesek zman;
- Pesek zman clássico;
- Chocolate ao leite - embalagem vermelha;
- Chocolate bittersweet - embalagem vermelha
- Chocolate ao leite com creme de trufas - sabor frutas da floresta;
- Chocolate ao leite com confeitos;
- Chocolate ao leite com pedaços de amêndoa e avelã.

FONTE/CRÉDITOS: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Veja também