Portal Sal da Terra

Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Notícias Mundo

Capital da África do Sul é tomada por mau cheiro “inimaginável” por causa de navio que saiu do Brasil

Capital da África do Sul é tomada por mau cheiro “inimaginável” por causa de navio que saiu do Brasil
Conselho Nacional de Sociedades para a Prevenção da Crueldade contra Animais via Repórter Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As autoridades da Cidade do Cabo, na África do Sul, iniciaram uma investigação depois que um mau cheiro varreu absurdo a cidade sul-africana. A informação é do jornal inglês The Guardian. O norte-americano ‘The New York Time’ também noticiou o fato.

As autoridades chegaram a inspecionar as instalações de esgoto da cidade em busca de vazamentos e uma equipe de saúde ambiental foi acionada antes que a origem do cheiro fosse descoberta: um navio atracado no porto transportando 19 mil cabeças de gado vivo do Rio Grande do Sul, no Brasil, com destino ao Iraque. O mau cheiro tornou-se perceptível até mesmo no centro turístico da cidade.

Zahid Badroodien, funcionário do gabinete do prefeito responsável pela água e saneamento, escreveu nas redes sociais que os investigadores confirmaram que a origem do “cheiro de esgoto que cobre partes da cidade” era o navio de gado.

 

 

Grupos de bem-estar animal disseram que o fedor “inimaginável” indicava as condições que os animais enfrentavam no navio e criticaram a prática de exportação de animais vivos.

O Conselho Nacional da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA) afirmou que se opõe fortemente à exportação de animais vivos por via marítima e que enviou um consultor veterinário a bordo do navio para avaliar o bem-estar dos animais.

“Este cheiro é indicativo das terríveis condições que os animais enfrentam, já tendo passado duas semanas e meia a bordo, com acumulação de fezes e amoníaco”, afirmou a SPCA num comunicado. “O fedor a bordo é inimaginável, mas os animais enfrentam isso todos os dias.”

O Al Kuwait, com 190 metros de comprimento (623 pés), é um navio pecuário com bandeira do Kuwait, de acordo com o site Marine Traffic. Ele atracou na Cidade do Cabo para carregar ração para o gado, segundo a SPCA.

O partido político ‘Aliança Democrática da África do Sul’, que governa a Cidade do Cabo, também condenou o transporte de gado vivo. “A exportação de animais vivos, como evidenciado por esta situação, expõe os animais a condições perigosas, como níveis perigosos de amónia, mar agitado, stress térmico extremo, lesões, ambientes sujos, exaustão e até morte”, afirmou o partido num comunicado.

Com base em dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a Mercy for Animals estima que o Brasil exporte 300 mil cabeças de gado em pé a cada ano por via marítima – o que torna o país o segundo maior exportador de bois vivos do mundo, abocanhando 15% do comércio internacional.

No início deste mês, um navio que transportava mais de 16 mil bovinos e ovinos também com destino ao Médio Oriente regressou à Austrália depois de ter ficado encalhado no mar durante quase um mês devido aos ataques dos rebeldes Houthi no Mar Vermelho. Badroodien escreveu que o navio partiria em breve. 

FONTE/CRÉDITOS: Direita Online

Veja também