Portal Sal da Terra

Notícias Saúde

Bolsonaro zera Imposto de Importação de medicamentos para anemia, esclerose múltipla e diversos tipos de câncer

A medida entra em vigor dia 27 de outubro

Bolsonaro zera Imposto de Importação de medicamentos para anemia, esclerose múltipla e diversos tipos de câncer
Cléber Caetano/PR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo federal reduziu a zero o Imposto de Importação de oito medicamentos utilizados no tratamento de diversos tipos de câncer – leucemia, linfoma, câncer de mama ou de pulmão, entre outros –, além de doenças como anemia, esclerose múltipla e dermatite atópica.

As medidas foram aprovadas pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comercio Exterior (Camex) do Ministério da Economia, e já constam da Resolução Gecex nº 265, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Cabe ao Comitê-Executivo definir alíquotas de importação e exportação, fixar medidas de defesa comercial, e internalizar regras de origem de acordos comerciais, entre outras atribuições.

Além desses medicamentos, equipamentos utilizados em procedimentos cirúrgicos no quadril e joelho, como braço robótico e peça de mão para resseções ósseas, também tiveram o Imposto de Importação zerado. 

A mudança do Imposto de Importação foi feita por meio da inclusão desses produtos na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul.

A medida entra em vigor nesta quarta-feira, 27 de outubro, por tempo indeterminado.

FONTE/CRÉDITOS: Conexão Política

Veja também