Portal Sal da Terra

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Notícias Ciência & Tecnologia

TikTok pode ser banido nos Estados Unidos

Proposta foi apresentada por congressistas republicanos

TikTok pode ser banido nos Estados Unidos
Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Congressistas republicanos apresentaram, na quarta-feira 26, ao Congresso dos Estados Unidos um projeto de lei para proibir o aplicativo TikTok no país. O senador Josh Hawlye e deputado Ken Buck, que lideram a proposta, acusam a rede social chinesa de ser uma “ameaça à segurança nacional”.

“O TikTok não está apenas diretamente associado ao Partido Comunista Chinês, mas também foi usado para espionar os americanos”, escreveu Buck em sua conta no Twitter. “Banir o TikTok em todo o país é o único caminho para acabar com sua ameaça maliciosa à segurança cibernética.”

O projeto de lei ordena que o Executivo bloqueie e proíba transações de entidades ou indivíduos dos EUA com a empresa controladora do TikTok, a ByteDance.

 

Além disso, pede ao diretor de Inteligência Nacional que entregue um relatório ao Congresso sobre as atividades do TikTok que os legisladores consideram uma “ameaça nacional”, incluindo a suposta permissão ao governo chinês para acessar dados americanos. O TikTok negou essas acusações no passado, garantindo que não censura o conteúdo e tampouco fornece ao governo chinês acesso aos seus dados.

Em dezembro do ano passado, o Congresso dos EUA aprovou uma lei proibindo o uso do popular aplicativo de vídeo em dispositivos oficiais do governo federal.

Vários Estados, como Texas, Alabama, Virgínia e Tennessee, já fizeram o mesmo em nível estadual, enquanto territórios como Indiana entraram com ações judiciais contra a ByteDance por supostamente permitir a espionagem chinesa.

Em 2019, e como parte de sua estratégia para aumentar a pressão sobre a China, o então presidente dos EUA, Donald Trump, deu um ultimato ao TikTok para que transferisse suas operações para empresas americanas caso não quisesse ser banido do país, algo que no entanto, acabou não acontecendo.

O TikTok tem mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos e em pouco tempo se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo, principalmente entre os adolescentes.

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também