Portal Sal da Terra

Notícias Mundo

Suprema Corte dos EUA derruba direitos ao aborto no país

Suprema Corte dos EUA derruba direitos ao aborto no país
Reprodução
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Nesta sexta-feira (24), a Suprema Corte dos Estados Unidos anulou, as proteções constitucionais para o aborto legal, que estavam em vigor há quase 50 anos. A decisão dá aos estados o poder de permitir, limitar ou banir completamente a prática.

A decisão veio no parecer do tribunal em Dobbs v. Jackson Women’s Health Organization, que se concentrou em uma lei do Mississippi que proibia o aborto após 15 semanas de gravidez. O estado do Mississippi, liderado pelos republicanos, pediu à Suprema Corte que derrubasse uma decisão de primeira instância que impedia a proibição do aborto de 15 semanas.

O entendimento da nova decisão foi o de que a Roe contra Wade foi decidida erroneamente uma vez que a Constituição dos Estados Unidos não faz menções específicas sobre o aborto. Quando a decisão foi tomada, em 1973, os juízes entenderam que o direito ao respeito à vida privada garantido pela Constituição se aplicava ao aborto.

A nova decisão não representa uma proibição automática da prática nos Estados Unidos. No entanto, cerca de 26 estados conservadores, a maioria no centro e sul do país, como Wyoming, Tennessee e Carolina do Sul, estão prontos para proibir a prática por completo.

 

FONTE/CRÉDITOS: Gazeta Brasil/Pleno News

Veja também