Portal Sal da Terra

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Notícias Geral

Saiba por que é importante manter cinto do banco traseiro preso mesmo sem passageiro

Saiba por que é importante manter cinto do banco traseiro preso mesmo sem passageiro
Reprodução
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Este último é designado por “elemento de segurança passiva” , com a capacidade de minimizar os danos que os ocupantes de um veículo podem sofrer em caso de colisão. A Direção Geral de Trânsito (DGT) da Espanha, mencionada em artigo do jornal espanhol El País, destaca o chamado “efeito elefante”. Isto pressupõe que, a uma velocidade de 60 km/h, o impacto de uma pessoa de 75 kg contra o banco dianteiro pode ser equivalente a uma força de 4,2 toneladas.

Engenheira sueca projeta primeiro boneco feminino para testes de colisão de carro

 

Engenheira sueca Astrid Linder projetou primeiro boneco feminino para testes de colisão de carro — Foto: Jonathan Nackstrand / AFP

 

Protótipo mede 1,62 m por 62 kg, 15 cm e 15 kg a menos que um modelo clássico masculino

Agora, se não houver pessoas ocupando os bancos traseiros do carro, o risco não é eliminado, já que o efeito elefante também pode ocorrer em outros casos. Isso porque a integridade estrutural do veículo é projetada e testada levando em consideração a presença de ocupantes com cintos de segurança afivelados em todos os assentos. Quando um veículo é exposto a uma colisão, a distribuição das forças geradas desempenha um papel crucial na absorção da energia do impacto e na proteção dos ocupantes.

Se existirem objetos soltos no interior do veículo, por exemplo, estes podem tornar-se projéteis com potencial para aumentar significativamente o risco de ferimentos nos ocupantes do veículo. Ao apertar os cintos de segurança você pode evitar o movimento descontrolado de objetos.

Por outro lado, se houver pacotes ou bagagens no porta-malas, em caso de impacto ou frenagem brusca, o peso dos objetos pode atingir o encosto do banco traseiro com força multiplicada, devido à inércia, e passar para frente, colidindo contra os bancos dianteiros. Os cintos apertados podem servir para reter o encosto e, se este se desbloquear devido ao peso transferido num impacto, podem minimizar o risco de a carga entrar no veículo e ferir os ocupantes.

Em última análise, a ligação entre a prevenção de danos e a integridade estrutural do veículo realça a importância do aperto do cinto de segurança em todos os bancos, mesmo quando os bancos estão vazios. Este elemento desempenha um papel fundamental na prevenção do movimento descontrolado de objetos. Isto contribui não só para a segurança pessoal dos ocupantes, mas também para a eficácia global do design de segurança do veículo em situações de emergência.

FONTE/CRÉDITOS: Terra Brasil Notícias

Veja também