Portal Sal da Terra

Notícias Mundo

Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14)

Rússia cortará fornecimento de eletricidade à Finlândia a partir de sábado (14)
Pinterest
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Rússia suspenderá o fornecimento de eletricidade para a Finlândia a partir da 1h de sábado (14), disse o fornecedor RAO Nordic, em meio às crescentes tensões sobre a oferta de Helsinque para ingressar na Otan.

A RAO Nordic, subsidiária da estatal russa de energia Inter RAO, disse em comunicado que foi “obrigada a suspender a importação de eletricidade”, a partir de 14 de maio.

A RAO Nordic “não é capaz de efetuar pagamentos pela eletricidade importada da Rússia”, disse o comunicado.

Acrescentou:

“Esta situação é excepcional e aconteceu pela primeira vez em mais de 20 anos de nossa história comercial.”

A empresa finlandesa, Fingrid, disse que o comércio de eletricidade importada da Rússia será suspenso “por enquanto” devido a dificuldades em receber pagamentos pela eletricidade vendida no mercado.

“Não há ameaça à adequação da eletricidade na Finlândia”, disse Fingrid.

Fingrid disse que a energia da Rússia representava cerca de 10% do consumo total de energia da Finlândia, acrescentando:

“As importações em falta podem ser substituídas no mercado de eletricidade importando mais eletricidade da Suécia e, em parte, também pela produção doméstica”, disse Fingrid.

Os líderes finlandeses declararam ontem que o país deve solicitar a adesão à aliança da Otan “sem demora”. Em resposta, o Kremlin disse que a Rússia “definitivamente” veria a adesão da Finlândia como uma ameaça, e o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Moscou seria “forçada a tomar medidas recíprocas, técnicas militares e outras”.

FONTE/CRÉDITOS: Gazeta Brasil

Veja também