Portal Sal da Terra

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Notícias Mundo

Polônia se tornará 1º país da Otan a fornecer caças para Ucrânia

Quatro caças MIG-29 serão enviados a Kiev nos próximos dias, anunciou o presidente polonês, Andrzej

Polônia se tornará 1º país da Otan a fornecer caças para Ucrânia
Defense of Poland | Flickr
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Polônia decidiu fornecer à Ucrânia quatro caças MIG-29 nos próximos dias, de acordo com um anúncio feito nesta quinta-feira (16) pelo presidente polonês, Andrzej Duda, em entrevista coletiva.

Com isso, a Polônia será o primeiro país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a entregar caças a Kiev, numa ajuda militar bastante considerável.

“No que diz respeito às aeronaves MIG-29, que ainda operam na defesa do espaço aéreo polonês, uma decisão foi tomada nos níveis mais altos. Podemos dizer com confiança que estamos enviando MIGs para a Ucrânia”, afirmou Duda.

“Temos cerca de uma dúzia de MIGS que recebemos nos anos 90 da República Democrática Alemã e eles são funcionais e desempenham um papel na defesa de nosso espaço aéreo. Eles estão no fim de sua vida operacional, mas ainda funcionam”, completou o mandatário.

Segundo o governo da Polônia, os caças estão sendo reparados e preparados para a entrega ao regime ucraniano. “Vamos substituí-los por entregas de FA-50s sul-coreanos e F-35s americanos”, disse o presidente polonês.

Ao lado do recém-empossado presidente da República Tcheca, Petr Pavel, em Varsóvia, o chefe de Estado polonês divulgou os tópicos de discussão com seu homólogo tcheco.

“A República Tcheca e a Polônia são países que estão na vanguarda absoluta quando se trata de apoiar a Ucrânia, tanto em nível humanitário quanto militar”, finalizou Duda.

FONTE/CRÉDITOS: Conexão Política

Veja também