Portal Sal da Terra

Notícias Mundo

Mais de uma centena de municípios franceses está sem água potável

País ativou sistema interministerial para adotar medidas contra a crise

Mais de uma centena de municípios franceses está sem água potável
Reprodução/Redes sociais
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério da Ecologia da França afirmou, nesta sexta-feira, 5, que mais de uma centena de municípios está sem água potável, em decorrência da seca no país, que se acentuou nas últimas semanas em toda a Europa.

O ministro Christophe Béchu disse que se trata de uma situação “histórica”, durante uma visita aos Alpes-de-Haute-Provence, região no sul do país. Sem água nas torneiras, afirmou o ministro, o abastecimento está sendo feito com caminhões-pipa e há recomendação de racionamento de água.

Nesta sexta-feira, a primeira-ministra Élisabeth Borne ativou a unidade interministerial de crise para discutir medidas emergenciais de racionamento e atenuar o problema de desabastecimento gerado pela “seca mais grave já registrada no país”.

 

A temporada de seca em toda a Europa Ocidental provocou incêndios florestais e afetou a agricultura em vários países, como o norte da Itália, que atravessa uma seca severa, a pior em 70 anos, que assola o Vale do Rio Po, lar do arroz arbóreo e responsável por um terço de toda a produção agrícola. Na região de Planície Padana, a seca reduziu de forma significativa a produção e a distribuição de arroz arbóreo e azeite.

A Espanha e Portugal também foram atingidos por calor recorde, e inúmeros incêndios foram registrados desde o início do verão.

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também