Portal Sal da Terra

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Notícias Política

Governo Lula convoca embaixador israelense para comparecer ao Itamaraty

Governo Lula convoca embaixador israelense para comparecer ao Itamaraty
Criador de Imagens Bing
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Na tarde desta segunda-feira (19), o Ministério das Relações Exteriores anunciou que convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para comparecer ao Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro (RJ), para um encontro com o ministro do Governo Lula, Mauro Vieira.

Além disso, o governo brasileiro também confirmou que o embaixador do país em Tel Aviv, Frederico Meyer, embarca para o Brasil na terça-feira.

“Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o Ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã”, diz a nota do governo.

A convocação e a desocupação do posto em Tel Aviv aponta para um agravamento na relação diplomática entre Brasil e Israel. 

No último domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou Israel de cometer um “genocídio” contra palestinos ao atacar o Hamas na Faixa de Gaza. Após a fala do petista, Israel declarou Lula como “persona non grata” até que se retrate por suas palavras.

Assim, como resposta contra a decisão de Israel, Lula convocou Frederico Meyer, embaixador brasileiro em Tel Aviv, para voltar ao Brasil e convocou o embaixador israelense para comparecer ao Itamaraty.

FONTE/CRÉDITOS: Gazeta Brasil

Veja também