Portal Sal da Terra

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Notícias Política

Governo de São Paulo bloqueia acesso a aplicativos em sala de aula; confira a lista

A medida visa a otimizar o uso da tecnologia para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes, informou a administração

Governo de São Paulo bloqueia acesso a aplicativos em sala de aula; confira a lista
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governo do Estado de São Paulo decidiu bloquear o acesso a aplicativos e plataformas de streaming nas escolas da rede estadual de ensino. A proibição entrou em vigor nesta segunda-feira, 5. A medida vale para os ambientes administrativos e pedagógicos das unidades de educação.

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), o objetivo da decisão é otimizar o uso da infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

“A Seduc-SP confirma que, a partir desta segunda-feira, o acesso a aplicativos e plataformas sem fins educativos será suspenso nas redes (cabeamento e wi-fi) das unidades escolares”, informa a pasta, em nota.

Estão na lista de suspensão os seguintes aplicativos:

 

Foto de celular com o logotipo do TikTok

TikTok está na lista de aplicativos proibidos nas escolas | Foto: Divulgação

 

Ao todo, 13 aplicativos estão na lista de proibições por parte da Seduc-SP:

  1. TikTok (app de vídeos);
  2. Kwai (app de vídeos);
  3. Facebook (rede social);
  4. Instagram (rede social);
  5. GloboPlay (streaming);
  6. Roblox (jogo);
  7. Netflix (streaming);
  8. Prime Video (streaming);
  9. X/Twitter (rede social);
  10. Twitch (streaming);
  11. HBO Max (streaming);
  12. Disney+ (streaming); e
  13. Steam (download de jogos e apps).

Em março do ano passado, o governo paulista anunciou que iria realizar o bloqueio das redes sociais e aplicativos de streamings para alunos da rede de ensino. A medida colocou restrições no uso do wi-fi e da rede cabeada em cerca de 5,5 mil escolas. Agora a decisão também atinge a parte administrativa.

Estudantes brasileiros relatam distração por causa dos dispositivos digitais

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mais de 45% dos estudantes brasileiros relatam que se distraem com os dispositivos digitais em quase todas as aulas de matemática.

A taxa foi a sexta maior entre os países que participam do Programa Internacional de Avaliação de Alunos. Cerca de 40% dos alunos também disseram se distrair quando veem colegas utilizando aparelhos e acessando aplicativos.

A organização identificou que em escolas onde os aparelhos são proibidos há menor propensão de distração dos alunos durante as aulas.

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também