Portal Sal da Terra

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026

Notícias Política

Estatais têm déficit de R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre de 2025

O número representa o segundo pior resultado da série histórica para o período, superado apenas pelo mesmo intervalo de 2024, quando o saldo negativo chegou a R$ 1,51 bilhão.

Estatais têm déficit de R$ 1,3 bilhão no primeiro trimestre de 2025
Fernando Frazão/Agência Brasil
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As estatais brasileiras encerraram o primeiro trimestre de 2025 com um déficit conjunto de R$ 1,27 bilhão, conforme dados divulgados na última quarta (30) pelo Banco Central (BC).

O número representa o segundo pior resultado da série histórica para o período, superado apenas pelo mesmo intervalo de 2024, quando o saldo negativo chegou a R$ 1,51 bilhão.

O desempenho foi fortemente impactado pelas empresas controladas pelo governo federal, que sozinhas registraram um rombo de R$ 1,75 bilhão. Em contrapartida, as estatais estaduais apresentaram superavit de R$ 1,04 bilhão, enquanto as municipais fecharam o trimestre com déficit de R$ 560 milhões.

A apuração realizada pelo Banco Central é baseada na variação do endividamento líquido dessas entidades, já que o órgão não tem acesso integral às receitas e despesas de todas as empresas públicas. Esse método é adotado para estimar a chamada “necessidade de financiamento” dos entes públicos.

Embora o governo federal também realize análises sobre a saúde fiscal das estatais, os dados da autoridade monetária são utilizados como referência por sua periodicidade mais curta, o que permite um acompanhamento mais frequente do cenário financeiro dessas empresas.

FONTE/CRÉDITOS: Conexão Política

Veja também