Portal Sal da Terra

Notícias Ciência & Tecnologia

Elon Musk diz que algoritmo do Twitter manipula usuários

Bilionário elencou um passo a passo para "corrigir os feeds"

Elon Musk diz que algoritmo do Twitter manipula usuários
Reprodução/YouTube TED
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O bilionário Elon Musk deixou um alerta para os usuários do Twitter, neste sábado (14), dizendo que eles estão sendo “manipulados pelo algoritmo” da rede social de “formas que não percebem”. Em publicações na própria plataforma, o CEO da Tesla disse que a ferramenta modifica “inadvertidamente” os pontos de vistas dos usuários ao selecionar as publicações que são exibidas ou não para eles.

O magnata enumerou um passo a passo para contornar o problema e “corrigir os feeds”.

– É muito importante corrigir seu feed do Twitter: 1) Toque no botão “home”. 2) Toque nas estrelas no canto superior direito da tela. 3) Selecione “últimos tuítes”. Você está sendo manipulado pelo algoritmo de maneiras que não percebe. É fácil alternar para frente e para trás para ver a diferença – pontuou.

Em resposta à postagem de Musk, o ex-CEO da plataforma, Jack Dorsey, afirmou que o algoritmo foi “projetado para economizar tempo quando você estiver longe do aplicativo por um tempo”. Ele ainda destacou que atualizar o feed também faz o cronômetro reverso retornar, mostrando assim, as publicações por ordem de posts mais recentes.

Posteriormente, Musk negou que tenha sugerido que há malícia no algoritmo, mas destacou “que ele está tentando adivinhar o que o usuário pode querer ler e, ao fazê-lo, pode manipular/amplificar inadvertidamente os pontos de vista do internauta sem que ele perceba que isso está acontecendo”.

– Sem mencionar possíveis bugs no código. O código aberto é o caminho a percorrer para resolver tanto a confiança quanto a eficácia – completou.

FONTE/CRÉDITOS: Pleno News

Veja também