Adversário do ditador Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho, Edmundo González deixou a Venezuela na noite deste sábado, 7. Autoridades locais divulgaram a informação na madrugada deste domingo, 8.
Na última segunda-feira, 2, a Justiça venezuelana havia decretado a prisão de González. Ele representou a coalizão opositora no pleito, que manteve Maduro no poder sob suspeitas de fraude.
A vice-presidente do país, Delcy Rodríguez, anunciou a saída de González, e o ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, confirmou a informação. O opositor de Maduro deixou a Venezuela depois de solicitar asilo à diplomacia espanhola.
“Hoje [7 de setembro], saiu do país o cidadão da oposição Edmundo González Urrutia”, informou Rodríguez pelas redes sociais. “Depois de se refugiar voluntariamente durante vários dias na embaixada da Espanha em Caracas, solicitou o processamento de asilo político a esse governo.”
Depois de negociações entre os dois governos, a Venezuela concedeu o salvo-conduto necessário. A medida visa a garantia da tranquilidade e da paz política no país, segundo o comunicado oficial.
O ministro José Manuel Albares informou, em uma publicação no X/Twitter, que González embarcou em uma aeronave da Força Aérea Espanhola. “O governo da Espanha está comprometido com os direitos políticos e a integridade física de todos os venezuelanos.”