Portal Sal da Terra

Notícias Mundo

BC do Reino Unido eleva juros e já prevê recessão

O comitê aumentou a taxa em 50 pontos-base, para 1,75%, a maior desde 1995

BC do Reino Unido eleva juros e já prevê recessão
Divulgação/Wikimedia
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Banco Central da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevou a taxa de juros para a maior taxa em 27 anos nesta quinta-feira, 4, em mais uma tentativa de conter a inflação no Reino Unido.

O Comitê de Política Monetária votou por um aumento de 50 pontos-base, para 1,75% — essa é a sexta vez que o banco sobe as taxas de juros desde dezembro, mas o movimento de hoje foi o maior desde 1995.

Em comunicado, o BC informou que as pressões inflacionárias “se intensificaram significativamente” nas últimas semanas. “Isso reflete em grande parte uma quase duplicação nos preços do gás no atacado desde maio, devido à restrição da Rússia ao fornecimento para a Europa e ao risco de novas restrições”, destacou.

 

O BC também previu que a inflação suba acima de 13% no quarto trimestre, quando as contas de energia devem aumentar, e “permanecer em níveis muito elevados durante grande parte de 2023”.

Ainda no documento, o BoE projeta que a economia britânica entrará em recessão a partir do último trimestre de 2022. A recessão, segundo o BC inglês, deverá se estender por cinco trimestres.

FONTE/CRÉDITOS: Revista Oeste

Veja também