Portal Sal da Terra

Domingo, 28 de Abril de 2024

Notícias Economia

Banco Central do Brasil é eleito melhor BC do mundo

Banco Central do Brasil é eleito melhor BC do mundo
EBC
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Banco Central, sob o comando de Roberto Campos Neto, indicado no governo Bolsonaro, foi eleito nesta terça-feira (12) a autoridade monetária do ano pelo Central Banking Awards 2024, concedido pelo site ‘Central Banking’.

A publicação elogia a autonomia adotada pela autoridade monetária brasileira diante dos desgastes enfrentados por declarações de Lula (PT), além da transparência, da comunicação digital e do compromisso climático.

“[O Banco Central do Brasil] melhorou a sua transparência e sua comunicação, reformou suas abordagens às intervenções cambiais e apoiou a estabilidade financeira. Transformou digitalmente seus próprios processos, poliu suas credenciais de inclusão ambiental e financeira, ao mesmo tempo em que atualizou seu ecossistema de pagamentos instantâneos, incluindo esforços para incorporar um ‘real digital’ em sua estrutura arquitetônica”, diz o texto do Central Banking.

 

 

O Central Banking também citou as críticas de Lula e de integrantes da administração petista à autoridade monetária. Afirmou que a independência do Banco Central encarou um teste com a vitória do petista por causa das declarações contra a autarquia e seu presidente.

“Essa independência recém-descoberta, no entanto, enfrentou um teste na preparação para as eleições brasileiras, que acabou se intensificando depois da confirmação de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente à frente de Jair Bolsonaro. Lula criticava a política do Banco Central, alegando que as altas taxas de juros estavam prejudicando a economia brasileira”, diz a publicação.

Lula, ministros e governistas criticam a taxa de juros e dizem que o Banco Central demorou para reduzir a Selic. Em outros momentos, no entanto, as críticas do presidente tiveram um tom mais pessoal. De junho a agosto de 2023, ele falou duas vezes que Campos Neto não entendia nada do Brasil e que deveria entender que “não é dono” do país.

O petista não cita o nome de Campos Neto. Fala apenas “esse cidadão”. As críticas continuam. Nos últimos dias, Lula e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, voltaram a falar do presidente do Banco Central.

O chefe do Executivo declarou em entrevista ao SBT veiculada ontem (11) que ele contribuiu para o “atraso do crescimento econômico” do país. “Esse cidadão, quando ele deixar o Banco Central, ele vai ter que medir o que ele fez com esse país, porque, na verdade, o que ele está fazendo nesse instante é contribuir para o atraso do crescimento econômico. Nós vamos ter que ter paciência na expectativa de que não se faça mais bobagem”, disse Lula.

Mas o Central Banking tem outra visão: “O BCB enfrentou uma série de problemas para reduzir a inflação. Mas a sua abordagem restritiva pareceu finalmente ter valido a pena, com a inflação a atingir um pico de 12,13% em Abril de 2022 e a cair para 3,16% em Junho de 2023."

FONTE/CRÉDITOS: Direita Online

Veja também