No dia do 202° aniversário da Independência do Brasil, cidadãos foram à Avenida Paulista, em São Paulo, se manifestar em prol da anistia dos presos políticos, da liberdade de expressão e para dizer “não” à censura. A manifestação ocorreu neste sábado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi o responsável por encerrar a manifestação realizada neste 7 de Setembro, na Avenida Paulista, em São Paulo. Com um microfone na mão e uma multidão à frente, ele defendeu anistia aos presos políticos e marcou posição contra a censura. Além disso, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em relação à possibilidade de anistia, Bolsonaro demonstrou sinergia com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que, minutos antes, havia reforçado a possibilidade de o Congresso Nacional atuar para avançar com um projeto de lei que vise a implementação da anistia aos detidos e investigados, sobretudo, pelos protestos de 8 de janeiro de 2023.
Para o ex-presidente da República, essa questão poderá ser um marco para retomar o protagonismo do Poder Legislativo. Assim, agradeceu aos senadores e deputados federais que trabalham em temas nesse sentido.